MMppv

O andador...

terça-feira, fevereiro 21, 2012Marcelo Vieira


Davi já está com quase 5 meses e logo surgiu a discussão acerca do uso ou não do andador. Não há como negar que os pais sonham com o momento em que seus filhos saiam correndo pra lá e pra cá. E o andador antecipa um pouco este momento. A polêmica se dá pelo fato da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não recomendar o uso do andador. O acessório, apesar das recomendações dos médicos, ainda é usado por cerca de 75% dos bebês entre seis meses e dois anos de idade. E o risco principal são as quedas, evoluindo para casos constantes de traumatismo craniano. Estudos mostram que 70% das crianças que sofreram traumatismos com andadores estavam sob a supervisão de um adulto. “O andador, de fato, dá mais independência aos bebês”, diz Luiza Batista, coordenadora de políticas públicas da ONG Criança Segura. “Mas eles ainda não têm maturidade física e emocional para tanta liberdade.” Outro fator que facilita os acidentes é o fato do peso da cabeça da criança ser desproporcional ao resto do corpo. “Ela pende para frente com facilidade, postura que é potencializada pelo andador”.
A Sociedade Brasileira desaconselha o uso do aparelho porque ele pode atrasar o desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança, fazendo com que ela leve mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio. Isso sem falar que ele encurta uma etapa importante, o engatinhar. Outro prejuízo diz respeito a atividade física: embora ganhe mais mobilidade, a criança gasta menos energia para alcançar o que lhe interessa. O andador não traz nenhuma contribuição ao desenvolvimento da criança. Esta é a conclusão recente, baseada em diversos estudos. 
Ainda assim, o produto é facilmente encontrado nas lojas. Em alguns países, como o Canadá, a comercialização do andador é proibida e nos Estados Unidos está em vias de regulamentação a lei que proíbe o seu uso. No Brasil, não há legislação que proteja a criança nesse caso. A responsabilidade é somente nossa, dos pais.

Precisamos estar atentos à segurança e saúde de nossos filhos.

Abraços Paternos!

Marcelo Vieira

Fonte: http://revistacrescer.globo.com
www.guiadobebe.com.br

VEJA MAIS POSTAGENS

7 comentários

  1. Olá Marcelo, vou é incrível, sempre aprendo muitooooo com seus post
    Quando meu filho Marcelo era pequeno ganhei um andador e o coloquei na hora naquela "arma" .....ele caiu se machucou e ficou um tempo com medo de chegar perto do "bichinho" como dizia
    Eu nem me lembrava mais do fato
    Quando o Rafael era pequeno não quis andador de jeito nenhum. Até ganhei um que virou brinquedo pois não foi usado com o objetivo de ajudá-lo a andar
    Abraços no Filho e na esposa
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  2. minha filha coeçou a usar com 5 meses, no momento que "anunciei" que ela usava todo mundo criticou, ñ teve uma pessoa a favor, e os motivos eram inumeros, inumeros mesmo, fiquei mal, péssima, mas como tirar o andador q ela ja usufruia com tanta facilidade? Não tirei, e ela em momento nenhum atrasou nada, engatinhou com 7 e andou com 9, o q eu digo? q as pessoas deviam cuidar mais da propria vida do q ficar dando pitaco onde ñ deve! se eu sou a favor? sou sim, conhecendo seus riscos e tendo os cuidados necessários todo mundo sai ganhando!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo,
    Aqui em casa nós não pretendíamos comprar andador mas o Daniel acabou ganhando de presente do avô e usou muito. Ele nunca caiu do andador, mas depois de um tempo apresentou um probleminha no pezinho, e precisou usar palmilhas ortopedicas para corrigir. Nunca soubemos a causa, mas pensamos que talvez tenha sido o andador... Talvez nem tenha sido também, sei lá.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. olá! Bom esse é um assunto delicado, até ja falei dele no Mamis! Anna laura usou bastante o andador, ela ganhou um com 6 meses, mas so coloquei ela depois que fez sete!(li em algum lugar que era melhor nessa idade)Quando estava com 10 meses começou a dar os primeiros passinhos então aposentamos o andador!!!! Nunca deixei ela no andador sem ficar de olho, nunca caiu, e também não a deixava o dia inteiro! Não me arrependo de ter usado e hoje com 2 anos ja, não vejo problemas nisso, so acho que tem que ser com moderação! beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu acho q td é uma questão de saber equilibrar e ter bom senso... aqui minha filha usou sim o andador, pq na epoca que estava engatinhando era pleno inverno de julho e devido ao frio, intercalávamos andador e tapetes... eu a deixava no andador para cozinhar, tomar banho etc.. era mais seguro para mim... mas sempre procurei não deixa-la muito tempo por lá... ela adorava o andador, podia correr a vontade... mas isso foi com 9 meses... ela já estava mais firme... vejo mães com 5 meses colocando os filhos no andador - isso sim, é um horror!!! Mariana andou com 11 meses tranquilamente.

    ResponderExcluir
  6. Não sou a favor do andador e não aderi à JM.
    Cada criança tem seu tempo, essa é a minha opinião!
    Bjus.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcelo!
    Usamos o andador super pouco, tínhamos ganho um que era do filho da minha sobrinha, então quando a minha filha tinha quase 1 ano e ainda não andava, colocamos ela um pouco no andador, mas ela andou em seguida, então foi pouco usado.
    Meu marido não queria usar, é contra o andador, mas eu confesso que me facilitou a vida por um tempinho...kkkk.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!