Educação de filhos Mamãe Chris Ferreira

Passeio Escolar: Você autoriza?

sexta-feira, junho 29, 2012Chris Ferreira


 imagem obtida no site: http://www.educacao.cc/transito/transporte-escolar-e-transporte-de-criancas-para-a-escola/

Nessa semana as minhas duas filhas tiveram passeios escolares e esse assunto rondou os meus dias. 
Hoje, depois de muitos passeios escolares vividos e revividos através das fotos, eu fico absolutamente tranquila com essa atividade.

Eu, quando criança, era aquela que nunca ia à passeio algum. A minha mãe simplesmente não deixava. Então, eu experimentei o que é estar na aula, no dia seguinte ao tal passeio, sem ter ido ao famigerado evento. Posso dizer que é horrível. As crianças animadas, empolgadas, contando como foi, o que fizeram, e você lá totalmente por fora. Sendo assim, nunca cogitei a hipótese de impedir a participação das minhas filhas.

Isso fez com que os meus critérios para a escolha da escola levassem em conta a questão das atividades extracurriculares. Eu precisava estar muito segura e confiante. Nas visitas que fiz às escolas, nas entrevistas, a questão dos passeios estava sempre presente.

Primeiro me certifiquei do ponto de vista da escola em relação à importância pedagógica dos passeios. Eu sempre gostei dessas "pesquisas de campo", da experimentação, da prática. Quando as minhas filhas estão estudando as plantas, por exemplo, eu gosto de levá-las ao Jardim Botânico. Quando eram pequenas e começaram a aprender sobre as frutas eu as levava no horti-fruti, na feira ou em algum pomar. E por aí vai. Acho que os passeios auxiliam, em muito, na visualização dos conceitos teóricos. Então, para mim, é importante que a escola tenha essa visão em relação às atividades externas: aplicar na prática a teoria estudada em sala de aula.

Percebo que os passeios escolares são uma ótima oportunidade para integrar os conceitos de várias matérias. Aliar ciências com geografia e história, por exemplo. Outra visão que acho importante a escola ter em relação ao passeio: despertar a curiosidade e o interesse pelo conteúdo mostrado em sala de aula e relacionando uma disciplina com a outra.

Vejo as atividades culturais como: museus, teatros, cinemas; aumentam a capacidade de comunicação, ampliam a visão do mundo, despertam a curiosidade e o interesse pelo conhecimento e trazem mais bagagem de conhecimento. 

Tem a questão da socialização. Nos passeios se formam novos laços de amizades. Turmas diferentes podem identificar interesses em comum.

Mas é claro que a questão da segurança é muito importante. Nesse caso as questões como:

- O tipo do transporte, apenas uma criança por banco, o uso do cinto de segurança, a quanto tempo a escola trabalha com aquela empresa de transporte.
- Quem acompanha os passeios, qual a relação de acompanhantes por número de crianças.
- Os locais dos passeios, a quanto tempo a escola faz passeios para esses locais, a duração dos passeios conforme a idade das crianças (passeios para dormir fora são feitos a partir de qual idade).
- Como é feita a identificação das crianças, se elas vão ao passeio de uniforme, se usam um crachá.

Dúvidas sanadas, escola escolhida, filhas estudando. Aí eu fiquei apreensiva para o primeiro passeio que foi justamente no Jardim Botânico. Quando chegou o bilhetinho informativo solicitando a autorização, eu preenchi com uma certa ansiedade. Um misto de alegria e preocupação.
No dia do passeio eu fiquei com vontade de ir no local, ficar de longe observando, mas não para controlar se a escola estava cuidando bem da minha filha e sim para poder estar presente na vida dela naquele momento.
Durante um bom tempo eu tive essa vontade. Hoje já consigo segurar a ansiedade e esperá-las chegarem em casa cheia de novidades.


E a cada novo passeio eu autorizo a ida das minhas filhas com mais tranquilidade.




Beijos carinhosos e uma ótima semana.
Chris Ferreira

VEJA MAIS POSTAGENS

15 comentários

  1. Adorei, Chris! Eu amo passeios escolares, as crianças aprendem muito, além de se divertirem passeando com seus colegas! Ainda bem que vc é essa mãe informada e descolada e entende isso também! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Autorizo sempre e morro de vontade ir junto também, para participar do momento, mas para eles é bom ter essa experiência longe dos pais, os meus amam.

    ResponderExcluir
  3. Ai que judiação rs...
    Deve er sido ruim não participar desses passeios...
    É tão bom ne, e outro aprendizagem, criança adora...
    E muitas dicas boas de segurança para o passeio, temos que estar atentas a tudo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Chris!
    Ótimo assunto pra ser abordado.
    Eu também autorizo, pois confio nos profissionais da escola onde ela estuda.
    No ano passado ela foi em 2 e veio cheia de alegria contando tudo que viram e fizeram.
    Esse ano ainda não tiveram, mas sei que no segundo semestre já tem algo programado.

    Na minha época os passeios eram praticamente zero...rsrsrs.
    Por isso eu sempre participava de eventos esportivos pra poder sair às vezes e os meus pais sempre deixaram.

    Beijinhos.
    Beijos..

    ResponderExcluir
  5. Chirs adorei o seu ponto de vista.
    Acho super importante este tipo de interação.
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, nossa, eu pensei que soh eu tinha uma mae neurotica que me prendia e nao me deixava ir para nenhum passeio. O Bruno com dois anos, tem autorizacao para ir a quaisquer passeios, adoro... Ele visita tudo, ama e a mamae fica feliz!!1 Beijos

    ResponderExcluir
  7. Chris, eu sempre fui em TODOS os passeios da escola. Minha mãe nunca colocou nenhuma objeção. Por isso sei o quanto é bom ter histórias e interesses pra contar. Esse ano foi o primeiro do Enry e ela já foi ao teatro. Confesso que tbm fiquei com muita vontade de ir, mas tbm só pra estar presente nesse momento, só pra ver a carinha dele de contentação. E acho que ajuda a adquirir uma certa dependencia tbm.

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Na minha escola não tinha muitos passeios, mas quando tinha eu sempre ia e ficou marcado... adorava. E hoje, deixo minha filha sem problema, confio nela e na escola, além de que aprender brincando e passeando melhora ainda né!?

    ResponderExcluir
  9. MinhA mãe é pedagoga,então visitas a museus,parques,atividades ao ar livre estavam liberadas.Mas aqueles que eram para dormir fora,só fui ter direito lá para os dezesseis e aí não tive vontade de ir...rsrsrs.Eu sei que irei autorizar,senão todos,a grande maioria dos passeios de minha pequena,e sei que terei que enfrentar a resistência e pitacos dos avós paternos,cuja a mente é beeem diferente...querem criar num casulo ...aFF

    ResponderExcluir
  10. Gostei do incentivo à coragem. Sim, do ponto de vista das mamães corujas, é preciso coragem para autorizar o filho ou filha a participar desses passeios. Confesso: não autorizei um passeio da minha filha recentemente. Mas, prometo no próximo, relaxar! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Chris, esse assunto é muito interessente e o importante é confiar na escola para ter tranquilidade e autorizar os passeios que são tão importantes, né?

    ResponderExcluir
  12. Cris, muito legal essa abordagem com o ponto de vista de quem não podia participar dos passeios e de quem percebe a importância dessas atividades.
    Kisses

    ResponderExcluir
  13. Acho super importante para as crianças esses passeios mas confesso que estou com medo quando chegar a vez da minha filha.
    Ela está no segundo ano na creche e ainda não teve nada disso, mas sei que vai chegar a hora e minha vontade é de ir junto para ajudar a olhar minha filha, morro de medo.
    Sem contar que amo registrar tudo em foto e nessas horas não estarei por perto com a máquina na mão.
    Mas imaginar que qualquer descuido tudo pode acontecer me preocupa demais, hoje em dia tudo é perigoso e dá medo, muito medo.
    Mas não posso prender minha filha por isso e impedir ela de viver essa fase que é tão gostosa.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Ai Chris ... esse assunto ainda é TABU para mim, sabia?!

    Eu era uma aluna que adorava passeios de escola, odiava se minha mãe não deixava, mas se não deixava era porque era mais $$$$$, senão, eu ia em todos.

    Dias atrás eu passei na frente da outra sede da escola da Sophia, onde tem alunos de 4 e 5 anos e eles estavam indo ao Zoológico. Eu fiquei com medo de deixar Sophia ia! Parece que na minha época (???) não tinha tanta notícia de criança raptada, daí isso me deixa muuuito medrosa hoje! Daí já penso em acidente, em tragédia .... só de pensar já tenho vontade de chorar! Será que eu sou superprotetora?!?

    Muito bom o texto =)
    Beijos, Má
    monmaternite.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Chri como eu trabalhei em creche eu sei bem como esses passeios são tranquilos e realizados commuita segurança e responsabilidade. Por isso eu autorizo sim.
    beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!