Férias Férias de Inverno

Férias, pode fazer nada?

sexta-feira, julho 20, 2012Chris Ferreira


Eu sempre tento conciliar as minhas férias para que eu saia um período no verão e outro em julho, dessa forma consigo desfrutar alguns dias de férias em comum com as minhas filhas. Mesmo assim, como o meu período de férias é sempre mais curto do que o das meninas, elas passam uma parte do recesso escolar comigo e o pai trabalhando. Aí sempre rola aquela pergunta básica: o que vou fazer com essas crianças em casa?
Eu, como muitas mães, fico com a preocupação de ocupar o tempo das férias das minhas filhas com atividades proveitosas. E muitas vezes entendemos que é necessário fazer alguma oficina, atividade extra, colônia de férias, etc.

Sendo assim, quando a Ana Luiza era pequena nós a colocávamos na colônia de férias. Dos quatro aos seis anos ela fez colônia. Fez em um clube uma colônia bem voltada para esportes, fez em outro clube uma colônia que mesclava atividades esportivas com atividades culturais, fez colônia na própria escola com atividades artesanais, brincadeiras e culturais.

A Ana Luiza gostava de ir para a colônia de férias. Não posso encher a boca e dizer que ela gostava, mas gostava. Fazia amigos, chegava em casa sempre contando uma novidade e não reclamava de ir.

Até que aos seis anos, depois de concluir um período na colônia, a Ana Luiza me perguntou:
- Por que eu não posso ficar fazendo nada nas férias? Férias não são para descansar? Então, nas férias eu quero viajar ou ficar em casa sem fazer nada.

Foi aí que eu pensei: realmente, férias são para a gente sair da rotina, descansar, ficar sem compromisso, dar um tempo na correria do dia-a-dia. A colônia, apesar de ser divertida e com muitas brincadeiras, é um compromisso com as atividades sistematizadas, com horário e duração determinados.

A partir daí relaxei. A minhas filhas vão para a colônia somente se quiserem. E não tem problema algum ficarem em casa curtindo os seus brinquedos, o play, as atividades corriqueiras, ver um filme na TV, chamar as amigas para brincarem, enfim o que der vontade, simplesmente deixar o tempo fluir. Só não podem é ficar me ligando de hora em hora para saber o que fazer, né? Porque aí a mãezinha aqui pira.

Olha, eu garanto que elas aproveitam bastante o período de férias com atividades caseiras e simples.

 Brincando de Meleca-Maluca. Aprenda a fazer AQUI ou clicando na imagem

E na sua casa como as férias são aproveitadas? O que as suas crianças gostam de fazer nas férias? Conta pra nós! Esse espaço é nosso, vamos trocar ideias.



Beijos carinhosos e ótimas férias.
Chris Ferreira

VEJA MAIS POSTAGENS

16 comentários

  1. Chirs adorei o seu texto.
    É isso mesmo férias é pra ficar em casa e se divertir.
    Eu realmente não sei o que será das férias do Samuel quando ele estiver na escola porque eu e o pai não podemos folgar nestas épocas. Vamos ter que ver muitas dicas no Inventando com a Mamãe rssrs
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Chris a sua colocação e reflexão foram sensacionais. Todos precisamos descansar nas férias e fazer o que temos vontade. Assim voltamos mais preparados para absorver os conhecimentos que serão passados dali por diante.

    ResponderExcluir
  3. Cris, férias são parafazer nada. Claro que pode e deve!

    ResponderExcluir
  4. Chris, quando eu era criança detestava colônia de férias, me lembro como se fosse hoje...kkk
    Hoje eu acho super divertido ver as crianças indo para a colônia de férias, espero que o Daniel goste quando chegar a idade, mas se ele não gostar, não vou insistir, como aconteceu comigo...rs
    Gostei da reflexão da sua filha e não tinha parado para pensar nisso: férias para as crianças também serve para descansarem da correria do dia-a-dia.
    Como a gente aprende com os pequenos heim...
    Gostei muito da dica da meleca maluca!
    beijos, Lauri

    ResponderExcluir
  5. As crianças sempre nos surpreendendo e nos fazendo rever nossos conceitos!! Adorei o texto!! Inventar e reinventar é a regra! Bora ser feliz!!!

    Ah!!! Quero agradecer de coração o carinho de toda a equipe do Recanto com meu cantinho!!!

    Feliz dia do amigo!!
    beijos
    www.jeitinhosblogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Chris!
    Gostei demais do texto.
    Minha filha não vai na colônia de férias, ela gosta mesmo de ficar em casa, ou de passear conosco nas férias. Nessas não deu pra gente viajar, mas ela nem ligou, disse que gosta muito de ficar em casa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Feliz dia do amigo

    Amizade é assim, não se aprende na teoria, ela é 100% prática,
    tem que ser vivida n dia-a-dia pois o verdadeiro amigo,
    é aquele que está sempre de braços abertos para recebê-lo dentro de seu coração.


    e para comemorarmos fiz um mimo
    aqui estar:http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/p/selinhos.html

    ResponderExcluir
  8. Esse ano foi a primeira vez da minha filha na Colônia de Férias. Eu gostei de ver a alegria dela e de ter essa experiência junto com ela. Mas, imagino que a medida que elas crescem, mudam de ideia e nós também. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi amigas adoro o blog de vcs, ficarei imensamente feliz se visitassem o meu cantinho e me seguissem.
    Bjinhus
    www.gustavoegaby.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Também ando fazendo isso, não só nas férias. Acho que todo mundo precisa de um momento pra não fazer nada, ou fazer o que quiser, mesmo que seja algo muito bobo...rs

    Beijos
    Tati
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  11. Chris....que linda sua filha....e lindo que ela pode escolher.......bjus

    ResponderExcluir
  12. Chris as férias são para a gente descansar e sair da rotina. Ficar cheio de obrigações nas férias não dá o descanso de que precisamos. Tanto nós adultos quanto as crianças.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oieee,

    Aqui em casa eu estou fazendo assim: 1 dia da semana a gente sai pra fazer algum passeio, cinema, parque e etc e nos outros dias a gente fica em casa, chama os amigos, faz cineminha, desce pro play do condominio...
    A rotina de sono e alimentação está completamente livre, ficamos ate um pouco mais tarde na cama e almoçamos mais tarde tb, sem stress, sem neuras mas, vou confessar: to morreeeeendo de saudades da escola!! hahahaha

    bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  14. Adorei, Chris. Esse ano as férias do meio estão assim, eles brincam em casa, enquanto eu faço minhas atividades, dormem até a hora que querem... Eles mesmos inventam algumas coisas, como oficina de desenho no computador, leituras, jogos...

    ResponderExcluir
  15. Olá Chris, minhas férias estão terminando. Este ano ia viajar, mas os acontecimentos aqui em casa com meu filho, nos fizeram cancelar tudo. Acho que cuidar da família também foi bom. Foi um momento diferente de reflexão e oração.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  16. Oi, Chris aqui em casa tem sido uma loucura, pois tô sem tempo até pra mim. Mas é divertido e cansativo confesso. Agora preciso ir....

    Bjssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!