Colaboradora Educação de filhos

Girando, girando...

sábado, setembro 22, 2012Chris Ferreira

Por Camila Vaz, do blog Mundo de Palavras


Sabe aquela expressão: ” O mundo é redondo” ?
É referente à idéia de que ele gira no formato cíclico, onde os fatos ocorrem com a tendência de voltar ao estado inicial.
Com a chegada da minha primeira filha e com a espera do novo bebê andei pensando sobre isso e acabei descobrindo que o mundo é redondo como a barriga de uma mãe gerando.
Vejam só: um dia eu fui apenas filha, cheia de opiniões a respeito da forma a qual minha mãe me educava, achando sempre que quando chegasse a minha vez, eu faria tudo diferente dela.
Porque quando a gente é (só) filho, costumamos medir a eficiência dos nossos pais pela quantidade de “SIM” que eles nos dizem.
É claro que uma criança ou um adolescente não entende que é inevitável fugir do tal ciclo e dos fatos que devem acontecer para manter a lógica das coisas.
Por isso os pais devem dizem quantos “NÃO” forem necessários para educar, ensinar, formar o caráter de uma criança. Explicando sempre o motivo de suas decisões.
O tempo passou, eu cresci, casei, tive uma filha e já tenho outro bebê a caminho.
Desde então não sou mais apenas filha, mas me vejo na “famosa” posição de mãe, onde muitas vezes não sei como agir e nem tenho um manual para me direcionar. Uma posição a qual me pego num emaranhado de dúvidas, onde eu tenho que fazer escolhas das quais posso me orgulhar ou me arrepender.
Agora me vejo cometendo erros os quais jurava que não cometeria ou tomando atitudes de mãe, fazendo coisas de mãe, que só as mães são capazes de compreender.
Hoje eu amo a minha filha e o bebê que carrego dentro de mim de uma forma tão intensa e inexplicável, que torna possível entender as justificativas da minha mãe em nome do amor que ela sempre sentiu por mim.
São os ciclos que devemos respeitar e as experiências alheias que devemos considerar.
Cada coisa no seu devido tempo e no seu devido lugar.
O mundo deve ter dado algumas voltas antes de me colocar na posição que um dia eu critiquei.
E isso pode acontecer com qualquer um, comigo ou com você.
Basta o mundo girar…
 
Camila Vaz

Camila por Camila: Sou mãe, esposa e advogada.
Sempre sonhei em ser mãe de uma menina e um menino.
Deus resolveu realizar meu sonho enviando a Isabela de 1 ano e 7 meses e o Isaque que está a caminho.
Amo escrever e ler tudo o que as mamães compartilham em seus blogs.
Afinal, somos eternas aprendizes.
.
 
Assim como a Camila, você também pode participar deste espaço como colaboradora, envie seu texto para o nosso email:
 recantodasmamaes@yahoo.com.br 
e aguarde o nosso contato.
Com carinho,
Equipe Recanto

VEJA MAIS POSTAGENS

11 comentários

  1. Adorei o texto..eu tmb avaliava minha mãe e dizia que ia fazer tudo diferente...muita coisa eu realmente faço diferente...mas a essência é a mesma não tem jeito.

    ResponderExcluir
  2. Camila, amei esse texto, você escreve muito bem.
    O mundo gira... dá muitas voltas.
    Querida, obrigado por compartilhar conosco tão belo texto.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Isso aí, Camila! A gente passa a entender os pais quando nos tornamos pais..e descobrimos o quanto eles tinham razão...

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto!!! Isso é uma grande verdade!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Camila, Isabela e Isaque, lindos os nomes! Gostei muito da reflexão por que como mãe de duas adolescentes, uma nem tanto já com 18, sempre me pego em situações que me fazem lembrar da minha mãe, me vejo repetindo o que ela dizia p mim p as minhas filhas e então a entendo tão bem, a vida é isso mesmo, já dizia Renato Russo "Vc culpa seus pais por tudo, isso é absurdo, são crianças como vc, o que vc vai ser qdo vc crescer..." Parabéns pela reflexão! bjinhossss

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila, que texto lindo flor!

    Passamos a valorizar mais nossas mães quando nos tornamos tb, pura verdade!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. http://amordemaematerno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas! Obrigada pelos comentários! Que bom que gostaram... É muito bom poder compartilhar das experiências maternas com vocês! bjs Camila

    ResponderExcluir
  9. Show de bola Camila, volte sempre adorei seu texto
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!