dicas Mamãe Chris Ferreira

Visitando museus com crianças

quarta-feira, outubro 31, 2012Chris Ferreira




Eu me lembro bem do dia em que estava no MAM com a minha amiga Simone, éramos as duas solteiras e sem filhos, e vimos uma família com crianças vendo a exposição do Frans Krajcberg. Olhamos uma para a outra e comentamos que quando tivéssemos os nossos filhos nós os levaríamos a museus. 

Já naquela época percebíamos a importância e a diferença que o hábito de frequentar museus pode exercer na formação cultural das pessoas. Acreditávamos que esse hábito se cultivado desde a infância pode ser muito mais rico. 

Então nós cumprimos a nossa promessa. Fazemos da ida ao museu um programa tão interessante quanto ir ao cinema, ao teatro, a um parque. Os museus são uma ótima oportunidade para embarcar em aventuras surpreendentes e fantásticas. E para que essas visitas se tornem mais interessantes para as crianças podemos seguir algumas dicas:

- Procurar exposições que ofereçam algum atrativo para a idade da criança. As exposições que possuem obras interativas sempre chamam a atenção da criançada. Em alguns museus as exposições permanentes já são bem interessantes, como no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, por exemplo.  Meteoritos, múmias, animais gigantes e dinossauros já habitam o imaginário da criançada.



- Conversar com a criança sobre a exposição que ela está indo ver, sobre o museu que está indo visitar. Aguçar a curiosidade dela, antes de chegar no local.

- Procurar algumas imagens das peças que estarão exibidas no museu para quando chegar lá a criança procurar. Pode-se obter essas imagens na internet ou nas lojinhas de souvenires existentes nos próprios museus. Garanto que essa brincadeira vai instigar muito a curiosidade da criança.

- Planejar a visita conforme a idade e o interesse da criança. Se o museu for muito grande não tenha a expectativa de fazer toda a visitação com a criança. Selecione as áreas de interesse e prepare o percurso para evitar idas e vindas. Se a criança, por exemplo, adora animais, selecione as áreas que abordem esse tema.

- Verificar se o museu oferece algum programa específico para crianças como visitas guiadas, oficinas voltadas para a temática da exposição, etc.

- Respeitar o tempo e o interesse da criança por cada peça. Algumas obras vão despertar mais o interesse e nelas as crianças vão levar mais tempo observando. Não tenha pressa. Outras obras não serão tão interessantes do ponto de vista infantil. Não tem problema passar batido.

- Deixar a criança fotografar o passeio e as obras. Hoje temos várias opções que possibilitam a criança a fotografar. O próprio Nitendo DSi, o celular ou uma máquina fotográfica velha. A criança fica entretida um bom tempo em cada peça registrando-a sob o ponto de vista dela. O resultado é muito interessante.



- Levar folhas e canetinhas para a criança desenhar as obras que mais interessar. É uma ótima opção para atrair a atenção e descansar. Não se importe se a criança sentar no chão para isso. O importante é ela se sentir à vontade no museu, desde que respeito a observação dos outros.




- Conversar com a criança, após a visita, sobre as obras, qual ela mais gostou, o que sentiu, o que imaginou, etc. Se possível faça alguma brincadeira em casa relacionada a visita como um desenho ou uma reciclagem fazendo a réplica de alguma escultura, são alguns exemplos.

E você tem alguma dica para a gente incluir aqui na nossa lista? Conta pra gente!






Beijos carinhosos e muita travessura!
Chris Ferreira
                                                              @kitaferreira




VEJA MAIS POSTAGENS

14 comentários

  1. Que legal as dicas Chris, eu acho muito importante também desde cedo incluir passeios culturais na vida das crianças.
    Vou guardar as dicas para quando levar o Daniel.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ahhh... Mto legal! Mas moro no interior do Rio e aqui não tem museu..rs A gente se vira c praia, cinema, parque e shopping. O MAM é maravilhoso. Fui uma vez p uma exposição de Salvador Dali. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Dicas perfeitas Chris, qdo levei a Manoella na Pinacoteca p ver uma exposição, ela ainda era pequena, eu fiz exatamente como vc falou, conversei antes mostrei um pouco do que ela iria ver ,falei sobre o autor das obras, despertei o desejo nela de desenhar a respeito, e no fim foi muito bacana! Parabéns por despertar nas meninas o gosto pelos museus obras de arte etc! Ótima postagem! Bjooss

    ResponderExcluir
  4. Tem razão, Chris.
    Um museu interessante também é o da PUC, em Porto
    Alegre, na av. Ipiranga. Tem experimentos muito legais para mostrar e também apresenta animais para conhecermos, e até cinema em 3D e inventos da vida moderna.
    Fomos lá uma vez próximo do Dia da Criança.
    Abraço.
    Celina

    ResponderExcluir
  5. Chris muito bacana esse passeio!!! Agente deve incentivar as crias desde de pequenas mesmo!!

    bjss

    historiadeumamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. ótimas dicas. Nós já fomos a alguns museus, tudo registradinho lá no blog! É bom acostumar desde cedo mesmo. Beijo e parabéns pelo post cultura

    ResponderExcluir
  7. Acho o máximo museu, como você muito bem colocou, ativa a imaginação da criança, e se os pais souberem como colocar as historinhas, o aprendizado vem como brincadeira.
    Ótimas dicas, parabéns!
    Beijos, Luana (wwww.donapapinha.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  8. Oi Chris!
    Gostei muito do seu post.
    Já levei a minha filha em alguns e ela gostou, mas é necessário observar que tipo de museu levar pra idade deles. Gostei das suas dicas.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Cris encontrei seu blog aqui pela rede. Ainda estou esperando meu baby.estou cm 27 semanas. Otimas dicas..bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Chris, que lindo
    Eu adoro teatro,, museu, exposição
    Aqui em SP tem para dar e vender,
    Assim como o RJ também né
    Adorei o post
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  11. AMO museus! Gosto mais do que cinema! Levarei meus filhos ao teatro COM CERTEZA.
    Nada melhor do que desenvolver a imaginação vendo quadros, monumentos, etc.

    Ótimo post!!

    http://pregravida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!