Férias Mamãe Chris Ferreira

Dicas para férias econômicas

quarta-feira, novembro 14, 2012Chris Ferreira

As férias das crianças estão chegando e nós, mães, sempre ficamos pensando no que fazer com elas. As opções são muitas, mas na maioria delas está embutido um gasto financeiro.

Para que a gente consiga aliar diversão com as possibilidades da nossa conta bancária é preciso planejamento e antecipação.

O site Finanças Práticas traz dicas muito interessantes, úteis e fáceis de aplicar para o seu filho se divertir nas férias sem gastar demais. Aqui em casa nós já experimentamos essas sugestões e garanto que possibilitam muita diversão com poucos gastos.

Sempre que as crianças entram em férias escolares é provável que os gastos dos pais com o lazer dos filhos cresçam. Uma boa dica para economizar nas férias é planejar todas as atividades realizadas durante o mês com antecedência. Inclua no seu orçamento quanto pretende gastar durante o período e converse com seu filho sobre a importância de economizar para que todos os passeios possam realmente ser realizados.

Desenvolva algumas atividades em casa ou no condomínio e estimule a criançada a brincar com os amigos e a realizar gincanas. Converse com os vizinhos sobre a possibilidade de contratação de um grupo de recreação. Em dias frios faça uma sessão de filmes com pipoca em casa e estimule o filho a chamar os amigos. Não sair de casa geralmente sai bem mais barato.”

A sessão de cinema em casa pode contar com um troca-troca de DVDs. Cada criança leva o filme que já cansou de ver e troca com um amigo. AQUI algumas dicas de filmes que já salvaram as nossas férias. 

Retomar brincadeiras como bambolê, corda, elástico e jogos com bola é uma ótima opção para divertir a criançada com baixo custo. Vejam algumas sugestões AQUI




Se o filho fizer questão de ir ao cinema, por exemplo, estimule-o, se possível, a ir em dias de semana ou à tarde. Neste período há diversas salas que fazem promoções e cobram menos pelos ingressos.

Consulte também a programação cultural da cidade. É provável que você encontre diversas atividades gratuitas como exposições ou atividades em parques.”

Os centros culturais e museus normalmente oferecem uma variedade muito boa de atividades gratuitas. Aqui no Rio os nossos preferidos são o CCBB e o Centro Cultural dos Correios. Vejam AQUI.

Se optar por fazer uma viagem em família, mesmo sem ter muito dinheiro, escolha cidades vizinhas ou praias mais próximas. Fazer grandes viagens nessa época do ano custa em média 30% mais caro que na baixa temporada.”

As viagens precisam ser planejadas com bastante antecedência. Quanto maior a antecedência, menores são as tarifas. O ideal é tentar fazer as viagens de férias até o dia 20 de dezembro, pois a partir dessa data começam as tarifas de alta temporada. Se for viajar de avião procure as promoções e utilizar milhas.

Apesar de não serem necessariamente baratos os acampamentos de férias também podem ser uma boa opção. Fechando um pacote para seu filho nas férias ele terá um período de lazer repleto de atividades.”

Os acampamentos e colônias podem ser ótimas opções para diversão e pouco custo. Algumas colônias excelentes são de baixo custo, porém é preciso pesquisar e mais uma vez com antecedência. Aqui no Rio a colônia de férias do exército é de alta qualidade e baixo custo. Vejam nos links a nossa experiência com colônias de férias e acampamentos.



 Para pais de filhos pré-adolescentes os cuidados devem ser ainda maiores. Nesta idade a garotada quer sair com os amigos, comer fora e visitar parques de diversão.
Neste caso é importante estabelecer limites. Pague uma mesada semanal e transfira para ele a responsabilidade de fazer um bom uso do dinheiro de forma a tirar o máximo de diversão daqueles recursos.

É importante não ceder às pressões, nem abrir exceções neste período para que o adolescente aprenda o valor do dinheiro. Lembre-se que crianças que ganham tudo com facilidade tendem a se tornar adultos mais acomodados e menos dispostos a correr atrás do que sonham.”

E vocês já planejaram as férias da criançada? Têm mais alguma dica para aproveitar sem gastar muito?

No site http://financaspraticas.com.br/ a gente pode encontrar outras dicas para controlar os gastos e ter uma vida financeira mais saudável. 

Vejam também: Férias e educação financeira: esses dois assuntos combinam?


Beijos carinhosos e muita diversão!
Chris Ferreira
                                                              @kitaferreira





* Esse post foi uma sugestão de pauta da Ketchum Digital que eu achei interessante e que se aplica as práticas que eu acredito.

VEJA MAIS POSTAGENS

11 comentários

  1. Ótimas dicas Chris!
    Tendo um pouco de criatividade e disposição, se faz muitas coisas nas férias com os filhos sem gastar muito.
    Adorei seu post.
    Beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas...logo logo vai chegar a minha vez de programar férias..bjss

    ResponderExcluir
  3. Chris adorei as dicas, muitas delas já pratico rsrss, outra vou procurar fazer :), com tenho trigêmeas, e ter três crianças me fez ter uma nossa financeira maior, vc tem que buscar economizar em tudo, inclusive nos passeios, como minhas filhas ainda não estudam, todo final de semana e feriado, temos que bolar coisa para entreter essa turminha.

    Bjs Desirée Tapajós
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Chris, gostei muito das dicas!
    Vou lá conhecer o site que você indicou.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Cris, essas dicas foram muito boas mesmoe o legal foi ver que vc aplica. Gostei muito das suas sugestões
    kisses

    ResponderExcluir
  6. Chris adorei, otimas dicas!
    Vou colocar as que eu não fazia em pratica, afinal as crianças precisam de muitas novidades.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas Chris!!
    Vou colocar em prática suas dicas e depois te conto tá??

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Chris, eu amei as dicas! Por enquanto, aqui em casa, ainda podemos planejar com calma,pq na idade do filhote, só ficar em casa brincado de esconde-esconde é diversão garantida.
    Mas a verdade, é que sair pra brincar no parque, ou ir no cinema é muito gostoso né??!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Chris além de adorar as dicas, também curti as fotos da filhota
    Alias ela se parece muito com vc
    quero férias
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  10. Que fofa!! Adorei as dicas!
    A minha pequena ama brincar de casinha, é a preferida dela sem duvidas. Recentemente comprei pra ela um kit cozinha da barbie, que vem com garfo, copinho, pratinho...essas coisas! Nossa, acho que foi o melhor presente que ela recebeu até hoje, kkkk quer brincar toda hora!
    Comprei online, pra quem quiser a dica, aí vai http://www.tricae.com.br/brinquedos/brincando-casinha/
    bjos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!