Mamãe Andréia sexo

Como responder as perguntas "indelicadas" dos filhos

terça-feira, abril 23, 2013Mãe Vaidosa

Olá Mamães

A gente sabe que não é fácil falar sobre sexo com os filhos. Mas a intimidade e a confiança entre vocês só aumenta com conversas assim. Confira dicas para tornar o bate-papo mais fácil

 
Foto: Reprodução ANAMARIA

Engolir a timidez e falar de sexo com os filhos só faz bem à família. Eles conhecem melhor o próprio corpo, aprendem a se proteger de doenças sérias e têm informações úteis e confiáveis inclusive para evitar a gravidez antes da hora.

Filhos de pais que topam falar abertamente e criar espaço para papos sobre intimidade também vivenciam a sexualidade de maneira mais natural e têm maturidade para fazer melhores escolhas, sem pressão de amigos. Coloque em prática as lições de Marcos Ribeiro, autor de Conversando com Seu Filho sobre Sexo (Ed. Academia), e repare como pode ser simples falar de um tema que foi tabu no passado.


Espere a hora certa
Evite se antecipar e sair explicando tudo em detalhes, inclusive coisas que a criança ainda nem perguntou.

Fale com naturalidade
Na conversa, explique que o sexo é natural e prazeroso e ninguém deve sentir vergonha disso. Sexo não é pecado.

Transmita segurança
Não adianta dizer que sexo é algo gostoso com a testa franzida, a voz trêmula e o rosto vermelho de tanta vergonha. Seu corpo também fala! E, às vezes, fala mais alto do que as palavras. Por exemplo: um sorriso sincero e amoroso no meio de uma frase pode dizer mais do que uma conversa inteira.

Dê o exemplo
De que vale falar uma coisa e fazer outra? Você pode se matar para ensinar valores. Seu filho vai absorver muito mais aquilo que ele vê você fazer.

Ensine: sexo não é pecado
Reconhecer que o sexo é algo natural entre adultos ajuda seu filho a construir uma visão positiva sobre a sexualidade.

Entenda a pergunta
Primeiro procure saber o que a criança já sabe e depois, se for o caso, complemente. Assim você evita explicações demais, caso a dúvida seja apenas sobre como preencher um formulário na escola com opções de masculino e feminino, por exemplo.

Só responda àquilo que foi perguntado
Responda exatamente à pergunta que seu filho fez, sem aproveitar o momento para dar uma aula ampla sobre ciências. Se ele quiser entender por que o pênis do pai é maior, diga que o tamanho tem a ver com o crescimento do corpo. Quando surgir alguma outra dúvida, deixe que ele venha perguntar.

Fique atenta às suas palavras
Cada família tem seu jeito de falar. E as expressões são diferentes, mudam até conforme a região em que vivem. Inventar ou usar palavras não habituais soa falso. Comece o bate-papo de maneira que a criança entenda e depois empregue os termos científicos, como pênis e vagina, para ela se acostumar.

Não deixe para amanhã...
Em vez de deixar a resposta para outro dia ou enrolar o coitado, seja objetiva e economize palavras. Se não souber a resposta, diga que vai pesquisar. Mas lembre de dar um retorno nem que demore alguns dias.

Seja sempre sincera
Mentiras ajudam a confirmar a ideia de que sexo é um tabu, algo sobre o qual todos têm algo a esconder. Jogue limpo e conquiste a confiança da criança.

Ouça seu filho
Estar pronta para escutá-lo, mesmo que a pergunta pareça bobagem, melhora a comunicação entre vocês. Esses minutos de atenção têm significado especial: vocês aprofundam a amizade.

Esqueça as fantasias
A história da cegonha é romântica, mas não funciona atualmente. Respostas fantásticas estimulam a criação de fantasias que dificultam pensar sobre a realidade e impedem a molecada de conhecer o próprio corpo.

Convide o marido para participar
A educação da criança não é responsabilidade só das mães. Quando os pais entram no jogo, passam outra experiência, a masculina, além de reforçar a identidade de “ser homem”, caso se trate de um menino. As duas referências são importantes.

Indique uma boa leitura
Para facilitar as coisas, dê ao seu filho um livro sobre sexo. Existem ótimas opções nas livrarias. Nenhuma delas, porém, substitui a conversa entre vocês.

 Reportagem: Beatriz Levischi


Esse foi o meu recado de hoje
Andréia Sales 

 

VEJA MAIS POSTAGENS

10 comentários

  1. Hum isso mesmo amei as dicas
    a minha até agora só me perguntou por onde nasceu explique de maneira simples
    e com confiança e ela entendeu ufa
    agora aguardando as próximas rs
    parabéns pela postagem Andréia

    bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas e sabe que é assim mesmo.

    Lembro quando minha filha e a amiguinha perguntaram o que era "camisinha" (as duas com 4 anos) eu fui até o quarto peguei o pacotinho e mostrei
    Aqui está um pacotinho de camisinha, vocês querem que abra para mostra-la a vocês?
    - não mãe a gente só queria saber como que ela vinha.
    Onde vocês ouviram falar sobre isso?
    - A Marine viu na Tv e perguntou a mãe dela, que falou iria explicar depois - então a gente lembrou de perguntar para você.
    Mas alguma coisa que vocês queiram saber?
    - não mãe agora vamos brincar.

    depois comentei com a mãe da amiguinha e ela agradeceu e falou que não tinha idéia de como explicar a filha (não tinha tanta infofmação como agora)

    Muita Luz e Paz
    Tenha uma ótima Terça-feira Andréa!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oii Andréia, já passei pela situação, e continuo passando com minha filha mais nova, momento delicado esse, acho que vc deu dicas ótimas! Bjoooosss

    ResponderExcluir
  4. As dicas são ótimas, essas crianças adoram perguntas indelicadas. Quando perguntei como os bebês iam parar na barriga, ganhei um livro chamado "Mamãe botou um ovo", inclusive indico ele.

    Beijos
    http://irmacorujando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ótimas dicas!!!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Andréia!
    Ótimas dicas, afinal sempre achamos que estamos "preparadas" para falar sobre o assunto com os nossos filhos, mas na hora que as perguntas surgem, eles querem respostas e o importante é que sejam respostas adequadas. Cabe a nós, pais, respeitar e contribuir com esta fase deles!
    Ainda não estou vivenciando este momento, mas como o tempo voa, já fico pensando por aqui.
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã caçula(que hj faz 13 anos),aos 5,assistindo Vale a Pena Ver de Novo,uma cena de um casal se beijando:
    " pq quando a gente vê um casal se beijando o totó da gente fica piscando?"

    e agora.como responder?A moça que trabalhava lá em casa disse: "normal..o de todo mundo pisca" hahaahhahaha...

    sabe o que ela disse? "ah ta!"

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas! :) A verdade é que os pais sempre ficam desconcertados na hora das respostas..rsrsrs Até porquê, eles sempre nos pegam desprevinidos! hehe bjs Camila

    ResponderExcluir
  9. Gostei das dicas Andreia, aqui já tivemos algumas perguntas constrangedoras e por mais que a gente planeje e ache que sabe tudo na ponta da língua, as vezes não é fácil responder...
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa que momento difícil
    Já passei por isso e aconselho, não tem fórmula, basta ter sensibilidade para dizer o que for preciso de acordo com o tamanho da curiosidade do filho.
    Mas sempre acreditei que mascarar a realidade é perigoso, pois o que não falarmos, nossos filhos vão aprender na rua de forma inadequada.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!