Mamãe Andréia Saúde

Dieta ou Exercícios: O que emagrece mais?

terça-feira, agosto 13, 2013Mãe Vaidosa

Olá Mamães Blogueiras

Na busca da qualidade de vida sempre temos algumas dúvidas sobre o que é melhor pra nossa vida.
É claro que quando se trata de ter um corpo saudável temos como aliado a Reeducação Alimentar e a Atividade Física. Mas ficamos naquela dúvida qual dos dois é mais eficiente para a perda de peso.

Exercícios Físicos
Imagem: Portal Vila Mulher

Não dá para manter o corpo em forma e livre de gordurinhas extras sentado na frente da TV ou comendo alimentos pobres em nutrientes o dia todo. Mas na hora de mudar de atitude qual a mais acertada: fazer uma reeducação alimentar ou iniciar uma atividade física?
Bom, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Michigan, Estados Unidos, a resposta está dentro de você.
Acha que seu sobrepeso é causado pela má alimentação? Passe a comer bem e tenha a garantia de bons resultados. Agora se acredita que os quilinhos a mais são sinônimo de sedentarismo, mexa-se e perderá os excessos.
Essa questão, na opinião do personal trainer Robson Santos, se torna mais matemática do que fisiológica. Isso porque, quando se ingere mais calorias do que se gasta, a pessoa engorda. E quando gasta mais calorias do que consome ela emagrece. Assim, tanto a dieta quanto a atividade física resultarão no emagrecimento.
"O que acontece é que para perder cerca de 600 calorias você precisa fazer em torno de uma hora de atividade aeróbia, enquanto se você consumir uma barra de chocolate estará ingerindo a mesma quantidade de calorias. O que você acha mais fácil? Não comer a barra ou malhar por uma hora?", questiona Robson.
Em certas situações, a dieta ganha mais pontos que a malhação. O personal trainer exemplifica: "Se você precisa perder muito peso talvez tenha que queimar 1000 calorias ou mais abaixo do seu consumo diário. Imagine o quanto teria que fazer de exercícios? Por isso a dieta se torna mais eficiente na redução de peso, mas, ao mesmo tempo, ela é muito potencializada quando associada a uma rotina de treino."
A quantidade de resultados obtidos por meio de uma atividade física podem até depender do biotipo da pessoa, mas a redução de gordura e a melhora da estética e do condicionamento físico é sempre perceptível. No caso da dieta, tudo vai depender de qualidade dos hábitos alimentares. Se você come mal, somente uma grande mudança nesse quesito pode mostrar resultado em pouco tempo.
"O que diferencia o obeso daqueles que precisam perder apenas uns quilinhos, por exemplo, é a dedicação e tempo despendido para alcançar os objetivos. Quem tem muito a perder passará meses malhando e fazendo dietas mais restritas", comenta Robson. "Por isso vale mais a pena ficar de olho e quando alguns quilinhos extras aparecerem já correr atrás do prejuízo e voltar à forma."
De uma maneira geral, fazer dieta traz mais resultados, mas não deixa seu corpo tonificado, o que aconteceria se você se exercitasse. Pensando por esse lado, que tal juntar as duas coisas? "Uma reeducação alimentar associada a uma rotina de atividade física trará tantos benefícios a sua vida que você nunca mais irá querer voltar à forma antiga ou ao sedentarismo", garante o personal.
Fonte: Vila Mulher

Esse foi meu recado de hoje.
Convido a todas a conhecerem meu Blog Mãe Vaidosa.
Andréia Sales

VEJA MAIS POSTAGENS

15 comentários

  1. o pior é que a gente sabe onde o calo aperta, né?!?!
    eu, pelo menos, sei... mas tenho preguiça de comer direito, de malhar... sei que é pela saúde, mas a correria é tanta do dia a dia que não dá tempo.
    agora eu estou fazendo Pilates. Já fiz umas 15 aulas e estou adorando. acho que achei o que eu procurava. espero continuar. já percebo grandes mudanças no meu corpo...
    é um começo, né?!?! bjo!

    ResponderExcluir
  2. amei as dicas isso mesmo a associação das duas fará
    um maior beneficio
    lindo dia bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Para mim, a combinação de alimentação saudável e exercício regular foi a "mágica" que deu certo! Os 30 anos pesaram e já não consigo manter o peso só fazendo uma dieta...

    ResponderExcluir
  4. Dieta balanceada e exercícios físicos são uma combinação perfeita!!! Mas tudo dentro da prescrição médica!! Muito importante!!

    ResponderExcluir
  5. Sabe amiga, eu preciso melhorar minha alimentação, pois ando muito relapsa comigo mesma :(

    Adorei seu post. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Eu sei o que emagrece com força! Amamentar!
    Bjs
    Aline Gago
    http://bibliotecamirim.blogspot.com
    http://festascriativasbyalinegago.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Andreia já conheço seu blog mãe vaidosa e agora aqui, adorei o post é bem isso mesmo, temos que fazer escolha, porém o ideal é comer moderadamente e se mexer já que tonificar os músculos sentada não rola né


    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  8. Os dois são um aliado, pelo menos eu scho.

    Carlah Ventura

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post Andreia, estamos na luta aqui em casa porque meu marido está bem além do peso e com o colesterol alto... precisa reduzir mesmo.
    um beijo

    ResponderExcluir
  10. Hum... eu precisava dos dois... mas nesse momento, trabalhando o dia todo, com crianças pequenas em casa, quando estou livre quero estar com eles... então vou tentar a reeducação só, por enquanto!!
    valeu pelas dicas!
    beijos

    www.aprendendoasermaehoje.com

    ResponderExcluir
  11. O difícil é começar, depois que você entra no ritmo de exercícios físicos e alimentação balanceada, pronto, vc não consegue voltar atrás! No início do ano me desafiei, porque não estava feliz com o corpo que a gravidez havia deixado de herança, e meu filho já tinha 2 ano, era hora de mudar. Sem esforço não há recompensa, então parei de ficar olhando os sites de atividade física (e odiando ver aquelas mulheres saradas) e passei a fazer algo por mim mesma. Mudei minha alimentação e passei a me exercitar DIARIAMENTE, mesmo que fosse por somente alguns minutos. Hoje estou na fase de tonificação, já eliminei os quilos que me incomodavam (foram 10 no total) e agora estou batalhando por aquela barriga dos sonhos. Mas não tem exceção, não se pode ter um corpo em forma sem um mínimo de esforço!

    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Acho que tem que equilibrar as duas coisas! Melhorar a alimentação e exercícios leves, para manter a saúde em dia. E melhorar a alimentação com dietas e fazer exercícios mais pesados para perder peso e tonificar musculatura.

    ResponderExcluir
  13. @Sandra Hellen Kautto

    Que bacana Sandra! Gostei muito do seu comentário, espero um dia chegar lá assim como você. A minha filha tem 1 ano e 5 meses, ganhei 10 kg na gravidez e agora quero correr atrás do tempo perdido!

    ResponderExcluir
  14. Eu acredito muito no resultado das duas coisas conjugadas e com disciplinadas.
    Bj Sandra
    www.projetandopessoas.com.br

    ResponderExcluir
  15. Até comentei lá no post do seu blog, os dois andam juntinhos!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!