Mamãe Cléo Moretti sorteio

Sorteios estão proibidos

quinta-feira, agosto 15, 2013Anônimo

Recentemente ouviu-se um alvoroço nas redes sociais.E o motivo é a proibição dos sorteios e concursos culturais, ou melhor, a proibição da maneira como estão sendo feitos.

Veja a matéria que diz a Thalita Duarte:

Indo direto ao ponto: não, o governo não proibiu Concursos Culturais no Facebook, todavia, estipulou uma série de normas que já eram aplicadas a sorteios em redes sociais.

Para esclarecer, atualmente, para a realização de promoções como sorteios no Facebook, há uma série de normas estipuladas pela própria rede social e pela Caixa Econômica Federal. Devido essas normas, a realização de Concursos Culturais sempre foi uma opção muito mais simples, porque esses não exigiam autorização governamental para a realização e são amplamente utilizados por instituições e empresas com o intuito de divulgar a marca, conquistar mais opções curtir e terem credibilidade, visto que um concurso cultural tem potencial para atrair mais fãs qualificados para uma fan page do que alguns sorteios.

O que aconteceu é que pela aparente facilidade de realização dos concursos culturais, muitos começaram a realizá-los com o mesmo princípio de sorteios, sem respeitar o objetivo de concursos culturais, que é incentivar a produção cultural e artística.

O conceito de concurso cultural, definido pelo Ministério da Fazenda, parte do princípio que de o prêmio será um incentivo para o envolvimento cultural. O que é diferente do objetivo de outras promoções comerciais, que na maioria das vezes só exigem que o usuário compartilhe ou curta uma postagem e o resultado é definido pela sorte, o que já não estava dentro das normas da plataforma.

Enfim, as normas para Concursos Culturais que nós já tínhamos conhecimento, mantêm-se.
A polêmica foi gerada pelas novas regras contidas na Portaria 422/13 do Ministério da Fazenda publicada pelo Guido Mantega. Você pode conferir todas no site oficial do Ministério da Fazendo, clicando aqui. De modo geral, aconteceu com os concursos culturais o mesmo que houve com os sorteios: eles não podem ser realizados no Facebook, apenas podem ser divulgados na plataforma.
Antes das novas normas para Concursos Culturais

Por exemplo, antes, um concurso cultural definiria como vencedor o autor da melhor fotografia com o tema “Google” e para essa decisão se basearia na quantidade de likes que a imagem ganhou. Essa fotografia estaria no perfil pessoal do Facebook do fotógrafo, que definiria essa publicação como pública e marcaria a página organizadora do concurso na imagem. Ou seja, o principal definidor para a participação do concurso era uma criação, um envolvimento em alguma produção artística ou cultural, diferente de sorteios, que envolvem a interação do usuário com a marca dentro da plataforma do Facebook.

Dessa forma, não era necessário registro, nem aprovação de órgãos públicos e nem o pagamento de taxas para a realização desses concursos.
Depois das novas normas para Concursos Culturais

Segundo as novas normas, não é mais permitido todo esse processo. O definidor para a participação no concurso não pode ser a publicação da fotografia no Facebook. Se envolver essa publicação a rede social é o meio pelo qual o Concurso está sendo realizado, o que está proibido.
Como realizar os concursos culturais a partir de agora

Para a realização de concursos culturais dentro das novas normas, o procedimento se torna parecido com o que sorteios já necessitavam.

É preciso solicitar a aprovação e regulamentação junto a CEPCO (Centralizadora Nacional de Promoções Comerciais da CAIXA) e o órgão pode levar até no máximo 60 (sessenta) dias para liberar a realização do concurso. Por isso é importante que o planejamento para essas ações seja feito com bastante antecedência.

Como já sabemos, para quem mesmo assim opta por arriscar e realizar os concursos ou sorteios fora das normas estipuladas pelo Ministério da Fazendo, é importante saber que a punição pode chegar ao valor total dos prêmios que estavam sendo ofertados e também a proibição de realização de promoções comerciais por até 2 (dois) anos . Lembrando que essas normas publicadas por Guido Mantega valem para todas as redes sociais, não só o Facebook, como também para o Twitter, Instagram, Youtube, Google +, Pinterest, LinkedIn e todas as outras.

Sorteios no Facebook já encontraram uma alternativa, que são os aplicativos para realização de sorteios, como o Sortei.me e Yes! Ganhei . Em função deles é possível realizar o sorteio no aplicativo que é do Facebook, ou seja, não há a necessidade de sair da plataforma e a prática está dentro das normas para sorteios.
Alternativa para continuar realizando os Concursos Culturais

Agora será necessário usar uma solução criativa para realizar os concursos culturais usando o Facebook apenas como divulgador da ação.

Uma alternativa é realizar o concurso no próprio site, através de um formulário de cadastro. Claro que pelo Facebook era um meio mais fácil e demandava menos etapas a efetivar a participação, o que encorajava mais a participação dos usuários, mas encare essa como uma solução vantajosa, visto que assim é possível captar dados dos participantes e utilizá-los posteriormente para criar um envolvimento maior entre o usuário e a marca, como e-mail marketing.

Caso você ainda tenha dúvidas de como criar engajamento no Facebook para sorteios e concursos culturais, leia meu último artigo sobre esse tema: Como fazer sorteios e concursos culturais no Facebook.

Fonte AQUI

Como disse a Thalita no final do texto: 

Espero ter ajudado!

Deixem sua opinião sobre o assunto, pois adoramos quando você comenta!

VEJA MAIS POSTAGENS

13 comentários

  1. eu fiquei sabendo disso
    no começo pensei que tinha sido vedado totalmente
    depois que li direito, ai conseguir compreender melhor

    linda dia meninas

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu fiquei assustada, mais agora entendi direito...

    www.reinomae.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, interessante o esclarecimento, Cléo.
    Mas creio que a forma que usei em concursos para comemorar o aniversário do blog estão corretos: usei apenas o blog para divulgá-los e foram exigidas ações que envolvem criatividade e percepção.
    Obrigada por compartilhar, Cléo.
    Abraço da
    Celina

    ResponderExcluir
  4. Cléo,
    Mas continua podendo ter as regrinhas como ser seguidor do blog, curtir a fanpage, por exemplo?
    bjs
    Aline Gago
    http://festascriativasbyalinegago.blogspot.com
    http://bibliotecamirim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Concursos culturais não podem exigir nada,Aline...na verdade nem o prêmio pode ser algo da marca em questão...não se pode divulgar marca,nem vincular a datas comemorativas...

    ResponderExcluir
  6. Legal as explicações, ainda não me animei a realizar sorteios no FACe mas qualquer hora quem sabe, é bom estar melhor informada! Valeu! Bjinhosss

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a informação! Lí algo por cima a respeito de sorteios mas tinha dado a entender que estava tudo proibido. Que bom que ainda temos opções!
    Um abraço
    Andressa

    ResponderExcluir
  8. Interessante... bom saber. Obrigada pelos esclarecimentos!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. É uma pena que não poderá ter mais sorteios!!! Era uma diversão para quem gostava!!

    ResponderExcluir
  10. Importante saber!!! Estou em festa no Projetando e divulgando distribuicao de brindes atraves de criterios aleatorios. . . Para nao usar a palavrinha proibida s o r t e i o.
    Bj
    sandra
    www.projetandopessoas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu continuo sem entender direito isso tudo!!

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

    ResponderExcluir
  12. Oi Cléo, adorei o post assim entendemos melhor, bjs

    ResponderExcluir
  13. Já sabia disso, mas obrigada por informar mais completinho!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!