Incentivo Criativo

sexta-feira, setembro 27, 2013mundodepalavras



Seu filho(a) já demonstra interesse por determinadas atividades?
Suas preferências e gostos já são perceptíveis?
Leitura, escrita, artes, música, instrumentos musicais, esportes, filmes?

Aqui em casa tenho dois pequenos, mas é impressionante como algumas preferências deles já são bem nítidas e diferentes, diga-se de passagem.

Penso que certas tendências podem até nascer com as crianças, mas a maioria delas são desenvolvidas por meio do incentivo. É claro que os pais tendem a incentivar os filhos a fazerem aquilo que gostam ou que sabem fazer bem, mas com o tempo eles vão crescendo e fazendo suas próprias escolhas criativas, descobrindo e experimentando coisas novas.

Meus pais sempre me incentivaram a ler. E olha que na minha época não existia o fácil acesso à internet, nem muito menos livraria na cidade que eu morava. Lembro-me que eles compravam aquelas enciclopédias infantis e coletâneas de histórias que eram vendidas na porta de casa (tô ficando velha! rsrs) e infinitos gibis da Turma da Mônica nas bancas. Eles me presenteavam com canetas coloridas, cadernos de anotações, agendas, bloquinhos, enfim...

Eu passava as tardes me deliciando na leitura, viajando nas histórias e querendo sempre mais.

Depois fui incentivada à pratica do esporte, mas quando chegou a hora de decidir minha profissão, pesou o amor pela leitura, pelos livros, pelas palavras e eu escolhi o Direito.

Fico pensando em quanto o incentivo pode influenciar positivamente ou não a vida de uma criança.

Aqui em casa eu sou das letras e meu marido dos números e as duas avós são professoras. Ela vive num mundo de livros, papel, cola, tesoura, tinta, canetinhas,  lápis de cor, tinta guache e pincéis. Ela ama livros e fica empolgadíssima quando entra numa livraria.



Embora o Isaque ainda seja um bebê, ele é incentivado pela irmã e por nós também. Mas por enquanto, eu diria que ele está mais para os esportes radicais!!! Hahaha

Uma outra coisa que chama a atenção é que os dois amam música! Eles se amarram em assistir qualquer show na televisão! É só avistarem instrumentos musicais que o mundo pára! Talvez seja porque o pai é baterista, o tio Igor e o tio Alan cantam e vivem tocando violão para eles.

Lembrando que incentivar é bem diferente de forçar a barra. Tem mães que obrigam a filha fazer aula de ballet,  piano, natação, por exemplo, sem respeitar a vontade da criança. Isso pode atrapalhar o desenvolvimento natural dela e até gerar trauma ou repulsa.

É preciso respeitar a idade, o gosto e os horários da criança, afinal o estímulo criativo visa acrescentar diversão, alegria, conhecimento e até melhorar a qualidade de vida dos pequenos. Tudo deve ser feito sempre com equilíbrio e naturalidade.

O incentivo criativo é importante para o desenvolvimento da criança. Sou super-contra deixar o filho robotizado em frente à televisão durante horas como se a obrigação de educar e promover entretenimento fosse somente  daquele aparelho  frio e inerte.
  
Recorrer à (santa) Galinha Azul ou àquela dupla de palhaços fofinhos é uma ajuda e tanto de vez em quando, mas se você quer que seu filho viva experiências interessantes, seja um ser humano de conteúdo e tenha uma vida de verdade, vai ser necessário gastar um tempo com ele.

Seja mostrando e regando as plantinhas do quintal, seja dançando pela casa com ele, deixando ele se lambuzar de tinta, levando ao parque para passear, ao teatro, ao cinema, desenhando numa folha de caderno ou simplesmente contando e interpretando histórias.

Use sua criatividade e faça seu filho feliz! <3

Beijos

Camila Vaz

VEJA MAIS POSTAGENS

6 comentários

  1. Adorei o post, aqui em casa incentivamos muito o Kemuel, seja com trabalhinhos manuais, livros, música e ele adora tudo, é muito difícil ficar em frente a TV, geralmente assisti os vídeos no carro enquanto estamos viajando.

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que post lindo !! Incentivo meu filhote a tudo que eu gosto... Mais o que ele gosta mesmo é de jogar bola ! Antes mesmo de falar trocava todos os brinquedos por uma bola ! E até hoje é assim...quem sabe ele não vai ser um famoso jogador de futebol ! rsrsrs

    beijinhooos !

    http://queromaisumanjo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa estimulamos muito também, Camila! Dan prefere as historias e se vestir de palhacinho e brincar em frente ao espelho! AMA uma plateia, ó..HAHAHAHAHAHAAHA
    Beijos e bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  4. Ameiiiiiii!
    Por aqui a criatividade rola solta e meu nome é "incentivomeusfilhos', rs

    Beijocas amiga

    ResponderExcluir
  5. que bacana aqui em casa sou dos números das letras maridinho tem
    muita paciência não tento fazer o possível
    amei a postagem
    linda noite
    bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. esse incentivo é super importante, eu adorei a postagem
    bjs!!

    Carlah Ventura
    Blog: Intensa Vida

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!