Desenvolvimento Infantil Mamãe Andréia

Meu Pequeno Destruidor

terça-feira, outubro 15, 2013Mãe Vaidosa



Olá Mamães Blogueiras, 

Hoje é dia da Mãe Vaidosa abrir o coração por aqui. 

Tenho um lindo garotão em casa, curioso e desbravador que adora destruir todos os brinquedos que ganha. É um misto de curiosidade em saber como os objetos funcionam e um prazer em jogar, quebrar, pisar, extrapolar todas as noções de bom senso. Confesso que as vezes me sinto um pouco perdida sem saber como agir. Tento ensinar, explicar que não pode quebrar seus brinquedos nem destrui-los pois senão ele não terá com o que brincar com seus amiguinhos. 

Ao mesmo tempo volto a minha infância e lembro que eu não tenho nenhum brinquedo guardado hoje, pois também destruí todos. Eu nunca gostei da expressão "faça o que eu mando, não o que eu faço" pois temos que ser exemplo de comportamento para nossos filhos, pois eles aprendem muito com nossos gestos e atitudes. Busco entender seus motivos e sei que com o tempo seu comportamento vai melhorando e ele vai aprendendo como agir e como lidar com suas angústias e ansiedade. Sinto que ele é um garoto que tem ânsia pelo saber.

Então é preciso avaliar se o brinquedo corresponde a sua faixa etária e se está de acordo com o perfil da criança. Assim a probabilidade dele perder o interesse pelo brinquedo é destrui-lo será menor.

Também é necessário avaliar o custo benefício do valor do brinquedo que você compra para a criança. Eu optei por comprar brinquedos com valores mais acessíveis pois eu sei que não vale a pena investir em algo caro e me deixar chateada depois porque o brinquedo foi quebrado pelo garotão.

E vocês mamães? Como são as crianças em casa? 
Tranquilas ou destruidoras como aqui? 

Esse foi o meu recado de hoje.
Participem dos sorteios no Blog Mãe Vaidosa AQUI e concorram a prêmios.

VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. Pois é, esse negócio de comprar os brinquedos de acordo com a faixa etária, eu acho importante. e sempre cuido muito isso.
    No aniver de um ano ela ganhou muito brinquedo, mas muitos não estavam de acordo com a idade dela. Infelizmente as pessoas não cuidam isso, até por desatenção mesmo, nem é por mal. A gente aprende muito isso quando tem filhos.
    Aqui em casa, não há destruição, mais é curiosidade mesmo. e aí, é um tal de tira e bota, abre e fecha... o brinquedo é muito usado e estressado. Espero que continue assim.
    bjo e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. amiga minha Isa era assim
    foi difícil explicar que não podia destruir os brinquedos

    amei a postagem

    lindo dia amiga bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Andréia, eu tenho minha primeira boneca até hoje, e tbém todas as Susis que ganhava, rsrs eu era muito cuidadosa, em casa tive os dois exemplos, Uma cuidadosa e a outra destruidora rsr ainda assim tem alguns brinquedos da infância delas que ainda estão guardados! Bjinhoss

    ResponderExcluir
  4. Andréia, por aqui tem acontecido esse momento destruição de vez em quando e tenho conversado bastante sobre o cuidado com os brinquedos, a arrumação após a brincadeira etc. Confesso que é bem cansativo, porém , não há outra forma de ensiná-los, né?! Concordo em obedecer a faixa etária dos brinquedos e aqui em casa também optamos por não investir em itens caros porque ele ainda não dá o valor devido. Eu era moderada nos cuidados com meus brinquedos, mas não guardei nenhum deles de recordação.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Andreia! Aqui eles ainda não chegaram na fase de destruir os brinquedos. rs Mas acho que sua observação sobre a faixa etária é interessante. Mas também é normal nessa fase de descoberta eles explorarem o máximo possível os brinquedos, inclusive arremessando eles looonge! hahaha bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
  6. E eu tenho um filho sim que gosta de abrir os carrinhos, mais ele só faz isso depois que já estão bem velhinhos
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Por aqui, o Davi nunca foi assim, já a Cecília desde bebê gosta de abrir os brinquedos, a curiosidade é grande.
    Por isso também não investimos em brinquedos caros e sempre que posso construo com eles brinquedos alternativos, que claro não duram muito também, rs.

    beijocas

    ResponderExcluir
  8. minha filha é super tranquila em relação aos brinquedos e isso desde bem novinha, ela tem o maior cuidado e não estraga nada, já o menino pelo jeito será um destruidorzinho pois tudo que damos ele joga, bate... acaba quebrando e pela curiosidade que tem sempre revira os brinquedinhos procurando os detalhes.

    Carlah Ventura
    Blog Intensa Vida

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!