Mamãe Andréia

Mamães Ansiosas?

terça-feira, novembro 12, 2013Andreia Sales


Olá Mamães

Alguém ai está com aquela sensação de que mal viu o ano passar? Vamos tentar imaginar um típico dia na sua vida: listas do que fazer que, à noite, você nem sabe onde guardou; vontade de incluir mais exercícios na rotina sem sequer ter tempo para pesquisar preços de academias; sentimento de culpa por nunca conseguir levar os pequenos a passeios culturais; frustração toda vez que, na cama, mal beija o parceiro e logo cai no sono (ou pior: estressada, além de não conseguir dormir, ainda briga com o amado!)...

A respiração é a forma de sentir os outros, a vida e o ambiente
Foto: Dreamstime


Conseguiu se identificar? Antes de qualquer coisa, respire fundo. Tudo isso é consequência da ansiedade e tem jeito! Não, o dia não ganhará mais dez horas. Mas, sem a ansiedade boicotando sua vida, dá para descobrir que há tempo de sobra no seu dia para tudo aquilo que o estresse não deixava você fazer.

1. Um estudo sueco concluiu que as pessoas se recuperam melhor do estresse quando em contato com a natureza. E tal benefício ocorreria em questão de segundos! De acordo com outra pesquisa, esta norte-americana, contemplar paisagens naturais auxiliou na reabilitação de pacientes recém-operados. Portanto, vale caminhar no parque, observar o mar, deitar na grama... O que importa é estar em contato com a natureza!

2. "Quando sorrimos ou gargalhamos, emitimos uma ordem ao cérebro para que ele aumente a produção de endorfinas, substâncias químicas com poder analgésico e que dão a sensação de bem-estar físico. Assim, mesmo se estiver achando a vida sem graça, esforce-se para sorrir. Alugue uma comédia, leia um romance divertido, vá ao circo, injete alegria em sua vida!

3. Solidão não precisa ser sinônimo de problema. Ficar um tempo consigo mesma é importante para entrar em contato com suas emoções e pensamentos. “Pesquisas científicas comprovam que respirar profundamente, relaxar o corpo e esvaziar a mente desacelera os batimentos cardíacos, reduz a pressão arterial e ajuda a combater o estresse, a angústia e os distúrbios psicossomáticos”.

4. Um imprevisto não é o fim do mundo. "Se você faz um roteiro na sua cabeça sobre como uma situação deve se desenvolver, termina por produzir ansiedade e frustração na sua vida". Portanto, relaxe. Em vez de se preocupar, ocupe-se. Pare de pensar no que precisa fazer e faça. Aceitando que imprevistos acontecem, fica mais fácil aprender e até se divertir com eles!

5. Um estudo americano constatou que pessoas com poucos amigos tendem a morrer antes que as demais. Pois é, já que amigos podem ser considerados forças vitais, faça bom uso deles.
Desabafe, avalie alternativas, troque ideias. Observe também como aquela colega que parece estar sempre bem-humorada encara os problemas e inspire-se nela. Outra dica é conviver mais com pessoas animadas e menos com os rabugentos de plantão. Já pensou que mau humor pega?

Esse foi o meu recado de hoje
Andréia Sales
Mãe Vaidosa
 

VEJA MAIS POSTAGENS

7 comentários

  1. amiga me identificando rs
    verdade né mais nunca tinha relacionado isso a ansiedade
    olha amo fazer e manter amigos
    que noticia boa

    linda tarde bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Mas com certeza mau humor pega!

    Tem gente que não gosta de ficar sozinha né? eu gosto, me sinto bem em minha companhia... acho que é sadio ter um tempo para ficar só, organizar pensamentos ou simplesmente não fazer nada!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Andreia, nada me deixa mais frustrada que preparar uma viagem que depois por alguma razão não acontece rsrs por já ter tido algumas experiências assim, agora toda vez que vou preparar uma viagem já fico ansiosa com medo que de que algo aconteça e não seja possível viajar, normalmente por motivos de trabalho do meu marido aff, gostei do post! Bjinhosss

    ResponderExcluir
  4. Conheci seu blog agora! E adorei!
    Beijooos,

    http://maniaroxa.blogspot.com.br/ ( Segue meu blog?? )

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post, Andreia! Muitas vezes a ansiedade nos consome e nos paralisa. É preciso se esforçar para viver melhor e com mais qualidade diariamente. bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
  6. Meninas obrigada pelo carinho.É aquela sensação que não damos conta do recado e queremos abraçar o mundo com a perfeição.
    Ainda bem que somos humanas e devemos relaxar.
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Andreia, ótimo post. Eu estou sentindo uma falta enorme de estar em contato com a natureza. Nossa, ter o contato com paisagens naturais me relaxa demais.
    Adorei o post.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!