Mamãe Chris Ferreira Receitas Saudáveis

BC de Receitas Saudáveis - Quinoa Doce

segunda-feira, fevereiro 10, 2014Chris Ferreira




Hoje é a nossa primeira Blogagem Coletiva de Receitas Saudáveis que vai acontecer quinzenalmente às segundas-feiras. O objetivo é incentivar as pessoas a fazerem as recitas que estão acostumadas de uma forma mais saudável. Vale lembrar que as dicas não são de profissionais, são pessoas que vão trocar experiências.
Outro dia me deu uma vontade louca de comer arroz doce. Aí eu pensei em fazer a receita de arroz doce substituindo o arroz pela quinoa. Juro, achei que eu estava inventando uma receita nova, algo que ninguém tinha feito antes (eu, pelo menos, nunca tinha visto uma receita de quinoa doce). Mas resolvi procurar na internet e achei várias delas. Lá se foi a minha inovação.

Bom, já que eu não estava inventando nada novo, então resolvi fazer a quinoa doce de uma forma mais saudável. O primeiro ingrediente que eu dispensei foi o leite condensado. Usaria mel e canela para dar doçura à minha quinoa. Resolvi retirar também o leite de coco e usar uma fruta menos calórica, a maçã, E daí saiu a a nossa versão da quinoa doce.

O que utilizamos:

- 1 xícara de chá de quinoa;
- 2 xícaras de chá de água;
- 1 xícara de chá de leite desnatado;
- 1 maçã descascada e cortada em quadradinhos;
- 1 banana cortada em rodelas;
- mel e canela a gosto.
 

Como fizemos:

Deixamos a quinoa de molho por uma hora e depois cozinhamos em duas xícaras de água .


No meio do cozimento, por volta de 10 minutos, colocamos os pedaços de maçã e deixamos cozinhar.



Quando a água secou e a quinoa já estava no ponto nós acrescentamos o leite, o mel e a canela e deixamos cozinhar por mais um tempo. Não deixamos ficar totalmente seco.



Arrumamos em potinhos.



Na hora de servir colocamos duas rodelas de banana em cada porção e polvilhamos canela.




Ficou muito bom! Rendeu três porções.

A nossa dica saudável aqui foi não utilizar açúcar industrializado e aproveitar bastante a canela para dar o toque de doçura. A minha nutricionista libera o uso da canela por ela ter propriedades que atuam como a insulina ajudando a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Veja o post da nutricionista Carol Morais falando dos benefícios da canela: AQUI.

 

Beijos carinhosos e muita diversão!
Chris Ferreira
                                                                     @kitaferreira



VEJA MAIS POSTAGENS

4 comentários

  1. Custei experimentar quinoa, pois sinceramente não achei ela com carinha muito bonita rsrsrs mas o sabor maravilhoso, amo aveia, mais quinoa é ímpar e esta receita saborosa demais.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o cardápio saudável Chris.
    Você sempre inventando coisas deliciosas !!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Vou passar essa receita para minha mãe, ela adora arroz doce e já está com os exames de glicemia no limite para um diabetes! Adorei ...

    Beijos,
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    ResponderExcluir
  4. Chris, eu ADORO suas dicas e não poderia ser diferente dessa vez! Vou experimentar pois gosto muito de quinoa. Além de saudável, dá uma saciedade...mas, eu gosto de trocar o mel pelo agave, que minha nutricionista disse ser mais saudável. Não sei se vc já experimentou. É muito parecido com o mel!
    Bjks!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!