Mamãe Camila

{De}pressão

sexta-feira, agosto 15, 2014mundodepalavras




Houve algo em especial que me chamou a atenção esta semana: a depressão e suicídio do ator norte-americano Robin Williams, de 63 anos.
Fiquei intrigada pelo fato de um homem que proporcionava riso fácil e admiração artística às multidões, sofrer intensamente com a depressão.
Um pouco sobre o assunto:
“A depressão é uma condição amplamente disseminada, afetando milhões de pessoas. Aqueles que sofrem de depressão podem experimentar sentimentos intensos de tristeza, raiva, falta de esperanças, fadiga e uma série de outros sintomas. Elas podem passar a se sentir inúteis e até mesmo suicidas, perdendo o interesse nas coisas e nas pessoas com quem antes se alegravam. Dentre outros motivos, a depressão é frequentemente desencadeada por circunstâncias de vida, como a perda de um emprego, a morte de um ente querido, divórcio ou problemas psicológicos como a baixa autoestima e problemas causados pelo abuso.”
O fato é que nem a arte, nem a criatividade, nem a fama ou o dinheiro afastou a tristeza avassaladora do coração deste homem, que apesar de  buscar ajuda inicialmente, não suportou a pressão e sucumbiu.
É impossível saber exatamente o que o pressionava. Mas a questão é que ele infelizmente tirou a própria vida e isso nos alerta para a relevância deste tema.
É comum perceber que muitas vezes essa doença é ignorada pelos parentes, amigos e até mesmo pela própria pessoa, que se sente envergonhada e oprimida pelo medo de parecer fraca perante uma sociedade que vive de aparências.
Além da pré-disposição genética, os fatores emocionais, físicos e sociais podem ser relevantes para desencadear do quadro depressivo.
É notório que vivemos num mundo onde a busca pelo poder, fama, dinheiro e beleza se tornou algo surreal e muitas pessoas se sentem esmagadas e podem não conseguir lidar com as frustrações das não conquistas.
O ser humano é frágil e precisa de amor. Fomos feitos para amar e sermos amados, antes de qualquer coisa, mas a correria do mundo moderno tem nos afastado de nós mesmos, uns dos outros e principalmente de Deus, que é o próprio Amor.
Eu não sei o que o Robin Williams estava passando, não sei quais foram os motivos dele, mas tenho certeza de que retirar a própria vida não era o fim que ele merecia ou que Deus havia planejado para ele.
Muitas vezes a pessoa com depressão procura tirar a própria vida para se livrar do tormento e da tristeza em que se encontra.
Seja depressão pós-parto, seja pela perda de um ente querido, seja por pré-disposição genética, a depressão priva a pessoa do senso de coerência e exatamente por isso, esta é uma condição que deve ser diagnosticada por um médico o quanto antes.
Os sintomas, infelizmente, não podem ser aliviados somente pela vontade própria, por isso é preciso procurar ajuda.
Tenho uma pessoa querida que passou pelo quadro depressivo e seu tratamento durou dois anos. Hoje ela está curada e sua vida voltou ao normal. Mas o amor de seus familiares e amigos foi o primeiro grande remédio.
É preciso amar incondicionalmente a pessoa depressiva, ser paciente com ela e proporcionar-lhe um tratamento adequado. 
Os familiares e amigos não podem deixar que a pessoa com depressão perca todas as esperanças, afinal, Deus (que é o próprio Amor) é capaz de oferecer novas possibilidades e recomeços para o ser humano a cada amanhecer. 
O amor é a luz que clareia a escuridão e ilumina os primeiros passos rumo à cura, é a mão estendida para levantar alguém do fundo de um poço frio e escuro.
Então... este post é mesmo para lembrar a você, leitor, que ajudar alguém com depressão pode resgatá-lo de uma crise e que oferecer-lhe o seu coração pode até mesmo salvá-lo da morte.
 3267560_std
Leia sobre mais aqui: http://drauziovarella.com.br/letras/d/depressao/
Camila Vaz
http://mundodepalavras.wordpress.com/

VEJA MAIS POSTAGENS

6 comentários

  1. Muito triste mesmo. Era fã dele e chega a ser inacreditável.
    Depressão é coisa séria, não podemos subestimar os sintomas.

    ResponderExcluir
  2. Que triste mesmo!
    Depressão é doença e não é brincadeira não!!!
    Tem que tratar e NUNCA deixar um depressivo sozinho. Precisa ter alguém cuidando.

    ResponderExcluir
  3. O perigo é que essa é uma doença silenciosa. Quem ia imaginar que um ator feito ele, que parecia alegre, sofria de depressão de modo tão grave? Incluí o blog de vcs na página "Blogs Amigos", bjs!
    http://o-espelho-de-alice.blogspot.com.br/p/blogs-amigos.html

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente é a doença do século. Silenciosa,traumática .É lamentável mesmo.
    A pedido da colega blogueira acima, teria como incluir o meu blog também na página "Blog Amigos"? fico grata !
    Com carinho,
    http://papaimamaesuasementinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito alegria tb tem que ser olhada com carinho.
    É uma doença triste que só a pessoa mesmo sabe como entrou nessa.
    Eu me sinto muito fraca nessa nessa hora. Em querer ajudar sem saber como. Na minha família tem esse problema e é muito triste ficar assistindo tudo isso. É até revoltante.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!