direitos Mamãe Camila

A exposição de crianças na internet e suas consequências

sexta-feira, fevereiro 06, 2015Unknown

Olá pessoal ! 

Sabemos que a era virtual facilitou muito o contato e a troca de informações entre as pessoas, inclusive entre as mamães corujas e apaixonadas, que compartilham com muito orgulho a evolução do crescimento dos filhotes, as dúvidas e as dicas da maternidade na rede. Foi por isso que surgiu o RECANTO DAS MAMÃES BLOGUEIRAS



Mas sabemos também que nem todas as pessoas agem com equilíbrio nas redes sociais, facilitando inclusive, a ação de pessoas mal intencionadas.

Por isso, a dica de hoje é publicar com muito critério, no que diz respeito às crianças, porque os adultos podem fazer suas escolhas e decidir o que mostrar ou não mostrar na internet, mas as crianças não.

Além disso, a responsabilidade dos pais não é apenas educar, mas principalmente de PROTEGER as crianças.

Dessa forma, o alerta é para que os pais não divulguem fotos as quais possam se arrepender depois ou fotos que mostrem a escola onde seus filhos estudam (uniforme), a casa onde moram, fotos com crianças nuas, semi-nuas ou com roupas íntimas, porque  além de expor de forma desnecessária, pode ser PERIGOSO!

Essa semana vi um caso revoltante no Instragram que me fez refletir sobre esse assunto. Um infeliz publicou no IG várias fotos de mães amamentando seu filhos, com legendas desprezíveis. Mas logo as mães se uniram e denunciaram à Polícia Federal e o perfil foi retirado da rede.

O sujeito se valeu de simples fotos de amamentação para cometer um crime virtual. Fiquei imaginando o que ele poderia ter feito com tantas fotos de momentos íntimos de crianças, que são publicadas na rede todos os dias. Algumas, várias vezes no mesmo dia, como um passo-a-passo, dando a sensação de estarmos literalmente dentro da casa daquela criança enquanto ela dorme, come, toma banho, vê TV, enfim...

Seria isso realmente necessário? Eu me fiz essa pergunta e excluí muitas fotos as quais eu estava expondo meus filhos "sem querer."

A internet não é terra de ninguém, como muitos pensam e toda foto publicada em perfil social só pode ser reproduzida com a devida autorização do dono. No entanto, na prática, sabemos que não é assim que acontece. Este é o motivo da atenção redobrada que devemos ter.

Vejamos o que diz a Lei 8069/90, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA:

Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. 
Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Para denunciar crimes virtuais: crime.internet@dpf.gov.br


Camila Vaz


VEJA MAIS POSTAGENS

3 comentários

  1. Muito legal essa matéria , adorei tudo de bom:www.samukatraquina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila!
    Ótimo texto, é necessário cuidar, pois não estamos livres de pessoas com más intenções.
    Um beijo e uma feliz semana pra todas.

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei sabendo sobre o ig com as fotos das mães amamentando, como eu disse não devemos expor fotos assim pois tem gente muito mal intencionada na internet, eu mesma nunca coloquei fotos de mim amamentando, devemos sim tomar todo cuidado do mundo com as fotos que expomos tbem dos nossos pequenos, ótimo post! Alerta! Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!