Porque amamentar até os 2 anos?

sábado, novembro 06, 2010Marcia


Queridas leitoras do Recanto, compartilho com vocês um artigo bem explicativo sobre amamentação prolongada. Quem conhece meu blog, sabe que sou mamífera assumida e sigo amamentando meu pequeno de 1 ano e 7 meses, sem data prevista para desmame. Como sei que,infelizmente, a maioria dos pediatras costuma dar orientações incorretas, creio que este texto será de grande valor.:o)

Marcia, mãe do mamífero Gustavinho

POR QUE É BOM AMAMENTAR DEPOIS DE 1 ANO DE IDADE

- Apesar de a criança já estar obtendo a maioria dos nutrientes de que precisa da comida, o leite materno ainda proporciona uma boa quantidade de calorias, vitaminas, enzimas e substâncias que elevam a imunidade. Estudos mostram que crianças de mais de 1 ano que mamam no peito ficam doentes com menos frequência que as que não são amamentadas.

- A amamentação oferece aconchego e segurança à criança. Em vez de ela ficar mais dependente de você, essa proximidade entre vocês dois a ajuda a conquistar uma maior independência, à medida que se sente mais segura de si, em termos emocionais.Desmamar a criança antes da hora pode torná-la mais apegada, justamente o contrário do que seria de imaginar.

- Quando a criança fica doente, o leite materno é muito mais digerível que qualquer outro alimento, e é uma ótima forma de evitar a desidratação em casos de vômitos e diarréia.E você ainda sente que está fazendo alguma coisa concreta para ajudá-la a melhorar. Uma das piores coisas de ver o filho doente é a sensação de impotência.

-Na hora de viajar ou de sair de casa, é bem mais fácil não ter de carregar o leite nem ter de se preocupar em comprá-lo quando chegar. E o aconchego de mamar no peito é excelente para ajudar seu filho a adaptar melhor a um ambiente estranho.

- Talvez você consiga passar mais tempo sem menstruar, livre de cólicas e da famigerada TPM. Mas não se esqueça de que não dá para confiar na amamentação como meio de evitar uma nova gravidez, principalmente quando a criança já tem mais de 6 meses, e já come outros alimentos. É melhor usar algum outro meio de contracepção, como o preservativo ou uma pílula adequada para o período da amamentação, se você não quer outro bebê agora.

- Desmamar seu filho no momento em que ele dá sinais de que está pronto é um processo mais natural, menos arbitrário. Dar de mamar no peito mesmo depois do primeiro aniversário era um hábito comum no mundo antes da invenção dos leites especiais e fórmulas infantis, e em algumas culturas continua sendo. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda oficialmente que o aleitamento seja mantido até 2 anos de idade ou mais.

POR QUE PODE SER DIFÍCIL AMAMENTAR SEU FILHO DE MAIS DE 1 ANO


- Pessoas que consideram "estranho" dar de mamar a uma criança maiorzinha podem ser indiscretas e até fazer comentários grossos para você. Se você quiser evitar que isso aconteça, talvez tenha que acabar evitando amamentar em público. Não dá para evitar os olhares tortos quando seu filho levanta a sua blusa no meio do supermercado porque está com fome.

- Há pessoas que dizem que fica mais difícil desmamar a criança quando ela é mais velha. Crianças de 2 anos são bastante voluntariosas, portanto é difícil não levar em conta potenciais escândalos ou berreiros porque a mãe não quer dar o peito.

É claro que você vai conseguir desmamar seu filho quando quiser, mas, se for fazer isso, talvez tenha que apelar a truques como distraí-lo com outros lanchinhos ou com alguma atividade interessante na hora em que ele quiser mamar. O processo pode não ser tão simples, em especial quando a criança passa por alguma fase de estresse, como uma doença, o nascimento dos molares ou uma mudança na escola.

- Existe a possibilidade de a criança recorrer ao seio quando na verdade só está entediada, ou então quer chamar sua atenção. Você pode descobrir outras formas de interagir com seu filho. Nessa idade, as crianças estão loucas para explorar o mundo e precisam de muito estímulo para se desenvolver.

- Dar de mamar grávida é possível, mas para algumas mulheres pode ser física ou emocionalmente difícil.

COMO AMAMENTAR POR MAIS TEMPO SEM ESTRESSE

- Se os comentários maldosos ou olhares tortos a incomodarem, você pode tentar dar de mamar em casa, antes de ir ao parquinho ou ao supermercado. Para algumas mães, o que funciona melhor é determinar horários para as mamadas no peito: de manhã cedinho, antes da soneca de depois do almoço ou na hora de dormir. No resto do tempo, a criança pode beber líquidos em um copo.

- Se você não está nem aí para os outros, aproveite e devolva na lata as perguntas indiscretas que lhe fizerem. "Ela ainda mama no peito?" "Mama." E ponto final. Ou, se alguém perguntar: "Você não vai parar de dar o peito para ele?", responda, por exemplo: "Vou sim, daqui a dez minutos, quando ele estiver satisfeito".

- Você pode criar uma palavra-código, um apelido bonitinho para mamar no peito. Assim vocês não vão chamar tanto a atenção se ele gritar pedindo o "peitinho" ou a "teta" no meio do restaurante.

- Se você está grávida e quer continuar amamentando, prepare-se para enfrentar a redução na sua produção de leite, causada pelas mudanças hormonais do organismo. Mas há mulheres que conseguem dar de mamar tanto ao recém-nascido quanto ao irmão mais velho. Você vai precisar de mais tempo e paciência. E capriche na sua alimentação e no consumo de líquidos.

VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. Execelente Post!!!!

    Eu tenho muito orgulho em amamentar minha filha faço isso a 10 meses e pretendo seguir até...Deus quiser!!!

    Sou muito feliz por amamentá-la, claro que sempre rola comentários mas não ligo a saúde da minha filha é mais importante!!

    Abraços,

    Nosso blog: http://www.sophiaemamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. <Marcia ja falei inumeras vezes o quanto sou criticada e apontada por amamentar ate hoje davi com 1 ano e meio...afffffff a pediatra nao quer, o psicologa não quer a gini não quer... nessa historia toda só quem quer sou eu e o davi..rsrsr mas é o q importa né...
    mas sigo entre a cruz e a espada..
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Meninas, adorei este post e leiam mais tudo sobre a importância de amamentar segundo a nossa nutricionista lá no meu blog: www.falamamae.com
    Abraços de Carol Siqueira.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto. Tô nem aí pros outros, meu filho vai mamar até quando ele quiser e Deus permitir!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Meu filho tem 1 ano e 3 meses e também sou a favor da amamentação prolongada, e apesar das criticas e falta de informação de algumas pessoas continuo a amamentar e farei enquanto for bom para mim e para ele e lógico, enquanto Deus me permitir.
    Adorei as dicas de COMO AMAMENTAR POR MAIS TEMPO SEM ESTRESSE... ri um bocado!rs
    bjs, ótimo post!

    ResponderExcluir
  6. Amamentar até um ano e basta.É ridículo vc ver uma criança já com dentes capaz de comer alimentos sólidos e mamar na mãe, isso infantiliza as crianças as tornam mimadas e anti-sociais.Claro q o governo incentiva amamentar até os dois anos ou mais (q absurdo), ele quer garantir as crianças q não fiquem subnutridas já q a maioria dos brasileiros não tem dinheiro para comprar alimentos, e o governo não é capaz de fornecer.A criança após um ano já adquiriu anti-corpos o suficiente. A partir desta idade os alimentos representarão a sua mais nova forma de sustento já q não é mais um bebÊ E AGORA tem que começar o processo de amadurecimento.Quando eu vejo uma mãe amamentando o seu filho de 2,3 anos eu pergunto ironicamente :Quantos meses tem o seu bebÊ?Aí a pessoa se toca.Desculpem a sinceridade ,mas até quando vcs mães vão continuar achando que seus filhos são eternos bebezinhos?Ou vcs acham q não tá relacionado infantilização(as vezes mimo)com amamentação prolongada.Bom quem não concorda comigo considerem com suas respectivas tetas arrancadas por criancinhas debéis que já tem dentes.Cuidado elas podem arrancar suas tetas kkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  7. Parto Anormal rules! Viva a cesariana!

    ResponderExcluir
  8. A senhora Anônimo ou não é mãe ou é uma péssima mãe. Sabes que o dizes é tão absurdo que prefere não se identificar ou é covarde. Amamentei até os 3 anos do meu filho e ele nunca foi dependente de mim e nem débil como ridiculamente a Sra. cita acima. Sempre foi muito independente e feliz, hoje é um médico muito bem sucedido. Procure se informar melhor antes de escrever bobagens.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!