Bia Cronicando

A blogosfera e as diferenças

quarta-feira, novembro 03, 2010Bia

Eu sempre li muito. Comecei a acessar blogs em 2004. Lembro que desde sempre o que mais me encantou na blogosfera foi o fato de parecer um grande livro que vai sendo escrito dia a dia, a várias mãos, com várias histórias diferentes, que vão do drama ao cômico e que sempre me ensinam muito. Assim como os livros, ora eu concordo, ora discordo, ora a narrativa se torna cansativa e não chego ao final do texto, ora parece que aquele post foi escrito para mim.
Ainda leio de tudo, mas desde que comecei a pensar em ser mãe acabei me voltando mais ao universo materno dos blogs, e só aí comecei a perceber como somos similares. Como pode né? Eu moro aqui, no interior do Rio Grande do Sul, e as minhas angústias são as mesmas daquela mãe que mora lá em Massachusetts... E quem diria que me tornaria amiga de alguém de lá?
E tem todo o tipo de mãe, não é? Tem as naturebas, as carolas, as exageradas, as despreendidas, as emancipadas, as despreocupadas, as exageradas, as doutrinadas por livros...

E como em toda grande família temos as discussões! É aquela que briga com quem não fez parto normal, é a outra que se enfurece com quem deu a papinha antes, uma coisa :)
Eu mesma confesso que já me peguei teorizando demais, sou a favor do aleitamento materno a livre demanda, contra alguns livros de auto ajuda, a favor do colo, contra deixar bebês assistirem tv, contra alimentos industriais e a favor da alimentação complementar só a partir do sexto mês. Mas hoje sei que esses são os meus conceitos. Claro que na parte da alimentação me dói um pouco mais, pois sou nutri e tenho certeza do que falo, mas em relação aos outros assuntos eu sou tão leiga quanto qualquer outra mãe, e que direito eu tenho de dizer que do meu jeito é melhor?
O que eu acho mais legal nisso tudo é a grande rede de trocas de experiências, é poder conviver (mesmo virtualmente) com tantas pessoas diferentes e me sentir pertencente a tantas famílias legais. É acordar de madrugada pensando em contar isso para vocês. É ver as coisas sobre outro prisma, ler cada comentário com gostinho de quero mais. É fazer parte!

beijos!
Bia



fonte imagem

VEJA MAIS POSTAGENS

7 comentários

  1. Bia, vc deu show com essa postagem. Eu simplesmente amei!
    Eu tb fico assim admirada com a amizade que fazemos por aqui e perceber que passamos as mesmas angústias, descobertas e tal.
    Adoooooooooooooro!
    bjks.

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente essa "troca de experiência" é muito boa, eu acabei "caindo" nessa qdo. me deparei com a alergia da minha filha caçula e me vi trocando experiência, essa valiosa experi~encia que só quem passa pode falar, nada se compara a "pratica" de nós mães.

    ResponderExcluir
  3. oi Bia querida nossa concordo plenamente contigo viu, é verdade, esse mundo blog, eu amo, ja tive meus perrengues mas a gente tenta esquecer, e ver que tem gente que vale a pena, vi que vc é do interior do RS eu tambem, sou de Santa Maria...sabe fico pensando ao longo do dia que post fazer, são tantas coisas pra falar, mas uma pena que a gente não pode se expor tanto, por causa das pessoas mal intencionadas né...
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Bia, a blogosfera é um lugar incrível mesmo! rs
    Sou bloggeira desde 2002, quando existiam poucos blogs pessoais, e a minha família achava que eu era louca por expor minha vida na internet. Vamos combinar que até hoje eu acho que eles estão certo! Somos loucas mesmo, mas é uma loucurinha tãaaaaao gostosa! rs
    Hoje mantenho o blog do meu filho e o meu blog de trabalho, mas lembro como ler os relatos de outros blogs foi importante pra mim nesta experiência de "mãe de 1° viagem"
    Meu bebê nasceu com refluxo gástroesofágico severo, e a internet me ajudo muito a entender o problema, pois conheci várias mães que estavam passando por várias situações! Hoje, não fico longe da internet por nada... É um vício, mas com seus benefícios!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post Bia!

    Realmente teorizamos demais. Na real eu mesma sofri na pele que algumas das minhas verdades absolutas cairam por terra quando o meu calo apertou. Complicadinho aceitar as diferenças né. Não as religiosas, de credo e partido político, mas as de criação, de educação...enfim de outras tantas verdades absolutas.

    Bjs

    Helena

    ResponderExcluir
  6. O importante é cada um respeitar a opinião do outro e o debate ser saudável, né? Tem bastante gente que leva pro pessoal discussões que não precisavam ser tão graves. Beijo,

    Míriam - redatora do Blog Maria Barriga
    mariabarriga.blogspot.com
    @MaBarriga

    ResponderExcluir
  7. Bia, esse post ficou ótimo! Você escreve muito bem! E concordo com as suas idéias, tanto de alimentação quanto as outras...que bom! Bjus! (Nádia)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!