Colaboradora Ser mãe

Ser mãe

quarta-feira, abril 11, 2012Chris Ferreira



Por Toninha, do blog Cantinho da Toninha


Todos os dias pelas manhãs tomam café eu, com minha amada MÃE.
Conversamos de tudo um pouco. E apesar de muitas das vezes não concordar com alguma coisa que diz tiro sempre aproveito de nossas conversas. E hoje não foi diferente, mais um dia especial de minha vida que quero compartilhar com todas as mães de plantão.

Tenho dois filhos adolescentes um com 16 anos Fernanda e o outro com 13 anos Malthus. E eles crescem rápidos. A vida passa ligeira e só percebemos quando vemos uma foto deles de pequeno, ou quando nos pegamos voltando ao passado com alguma recordação e com alguma pergunta que nos fazem e que na maioria das vezes nos pegam de surpresa. Mas sempre temos respostas pra tudo. Isso é uma dádiva de Deus.

Arrumando umas das minhas gavetas, encontrei vários álbuns, desenhos, bilhetinhos e ultrassom de meus filhos.

Foi uma viagem ao passado e que tenho muitas saudades. Muitas coisas poderiam ser diferentes. Coisa que fiz e deixei de fazer por causa deles. Mas as recordações essas jamais poderão ser apagadas de minha memória.

Ser mãe é sentir o seu filho (a) desde o primeiro instante na minha barriga, mexendo para um lado e para o outro, chutando e na maioria das vezes te incomodando a espera de um carinho seu em sua barriga. È dar de mamar, esperar para arrotar e até mesmo dar uma golfadinha na sua roupa que vai sair pra trabalhar. É recebe – lo todo lambuzado sobre o meu peito, cheirando a leite, chorando, melado de doce e eu sorrindo de muita alegria para confortar.

É olhar dormindo todo encolhidinho, em posição de feto, dar um beijo bem demorado e suave para não acordar e conversar com seus espelhos ou até mesmo sozinha profetizando benção em suas vidas e que você seja a pessoinha mais feliz do mundo. É levantar na madrugada fria, cansada e enrolar, orar e proteger com os olhos. Apagar a luzes quando deixam acesa, desligar a televisão, vê se estão confortáveis e aconchegantes em sua cama.

Ser mãe é trocar as suas fraldas, passar o lenço umedecido, hipoglós para não assar e passar talquinho nos seus cantos e bumbum. É deslizar o sabonete nas suas curvas e ondulações mais perfeitas. Segurando com todo cuidado para não deixar cair e nem machucar. É cortar as unhas enormes que você levou tempo para deixar crescer. É abraçar com carinho enroladinho na toalha expressando todo o seu amor que você jamais poderia sentir por alguém.

É observar engatinhando, ficando em pé no berço,comendo sozinho, dando os primeiros passinhos se arrastando pelos móveis, paredes e fazendo cara de bichinho. É amar o seu sorriso!

Ser mãe é levantar bem cedo para fazer o seu café da manhã e observar dando tchauzinho com as mãos que agora não são tão pequeninas, mas que precisa de você para caminhar saindo pela porta para o colégio, com a mochila pesada e dizendo que vai chegar tarde, pois tem trabalho na casa de uma coleguinha.

É ir para as reuniões da sua escola e brigar com o professor que parece estar errado, mesmo não estando! É ver seu crescimento, amadurecimento, seu primeiro amor e ainda aguentar os seus mal e bom humor.

Ser mãe é correr para o médico quando estão doentes. Passar a noite em claro quando vão pra balada. É acompanhar o seu namoro, dar conselho, apoiar e acima de tudo saber ouvir.

É sempre estar ao seu lado, mesmo dizendo a você que está errado, que não compreende. Mesmo que te responda e você chorando lágrimas de dor pelo teu filho(a) não ter ouvido antes. Não ter valorizado as suas palavras, não ter aproveitado o amor que lhe deu e as lições da vida! Mas sempre ao seu lado!

Ser mãe é orar todos os dias e achar que rezou pouco no dia de ontem. E pensar ainda que no amanhã orarei mais do que o hoje.

Ser mãe é ficar feliz com seus presentes mesmo que não seja o que esperava, mas saber que fica muito mais feliz com seu carinho, presença, apoio, seus beijos e abraços, com as suas orações, lágrimas e com as suas vitórias.

E no final de tudo isso você saber que SER MÃE é uma pedra preciosa que tem que ser polida a cada dia de sua vida.
Toninha


Toninha por Toninha:  Sou Professora de Reforço e atuo no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente estou fazendo Pós com licenciatura em Matemática, Português e Literautra. Tenho Bacharel em Administração, Marketing e Pedagogia 



Assim como a Toninha, você também pode participar deste espaço como colaboradora, basta enviar um email para recantodasmamaes@yahoo.com.br . 
Nós publicaremos seu texto com o maior prazer.

Equipe Recanto


VEJA MAIS POSTAGENS

12 comentários

  1. Que lindo seu texto .....bjus querida

    ResponderExcluir
  2. Olá Toninha!
    O tempo passa muito rápido mesmo, crescemos como mães com eles, pois vamos aprendendo a cada dia. As recordações vão sendo guardadas como jóias preciosas em nossos corações.
    Um beijo, lindo seu texto.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal os postes, nossas maes as vezes sao chatas, mas hoje como maes, sabemos que eh para o nosso bem,,,, bjs http://www.meufilhominhavida.com/

    ResponderExcluir
  4. Ser mãe é tudo isso, muito mais do que isso e muito mais do que posso imaginar que seja, pois cada dia, nos traz um significado, um aprendizado, cada dia é um novo dia de descobertas. Suas palavras foram lindas... parabéns pela mãe que tem e que és! ;)

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto Toninha!!!
    Obrigada por compartilhar.
    beijos, Lauri

    ResponderExcluir
  6. ai que lindo todo esse relato de um sentimento maravilhoso que todas as mães tem por seus filhos e depois por nossas queridas mães bjkss JACK ROSA

    ResponderExcluir
  7. Estou muito feliz com a publicação do meu texto.
    Vou enviar mais... Até chorei de emoção. Esse é um retrato de uma mãe resumida em poucas palavras. Estou adorando o depoimento.Continuem escrevendo. Bjus e abraços a todos

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que texto lindo. Verdadeiro. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Toninha que lindo texto
    Sua mãe é um doce
    Deu vontade de correr pro colo da minha mamãe
    Olha que falo com ela quase todos os dias e uma vez por semana tomo café com ela
    Falar das mães é sempre uma emoção
    Beijocas no seu coração
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  10. Olá Toninha, que homenagem linda!
    Nossa mãe merece!
    Bjs da irmã Genis

    ResponderExcluir
  11. A todas vcs Adriana, Cida, Bete Caroline, Lauri Jack, Alessandra, Cris, Renata e Genis.
    Obrigada a todas por gostarem do meu texto.
    Bju

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!