Dani Garcia

Projeto Padrinho

quarta-feira, junho 20, 2012O mundo da Dani


Ao oferecer carinho ou acolher temporariamente em sua casa, os padrinhos auxiliam no desenvolvimento afetivo das crianças e essa relação beneficia os dois lados.


Existem várias opções de apadrinhamento para atender as necessidades de todos que desejam ser padrinhos:
- padrinho afetivo: proporciona atenção e carinho à criança abrigada; - padrinho voluntário: faz algum tipo de trabalho esporádico nas entidades de acolhimento; - prestador de serviço: aquele que atende os abrigos de acordo com sua especialidade profissional, de maneira gratuita ou com ajuda material.

Na Capital e nas comarcas em que o projeto já foi implantado estão cadastrados como padrinhos professores de balé e judô, psicólogos, dentistas, além de famílias acolhedoras que recebem a criança em casa até que o processo judicial seja concluído e definida a situação da criança, que será a adoção ou retorno à família.

O Projeto Padrinho atende cerca de 20 entidades, atua auxiliando o judiciário como um apoio técnico e ainda cria oportunidades de crianças fora da faixa etária de adoção convencional serem adotadas em razão do convívio familiar.

“É importante destacar a questão afetiva, pois assim que a criança é inserida na convivência familiar e comunitária, por meio da apadrinhamento, melhora sua autoestima, pois ela recebe afeto e ganha qualidade em sua formação pessoal” ressalta a psicologa Rosa Pires Aquino, coordenadora do
Projeto Padrinho e do Núcleo de Orientação e Fiscalização das Entidades de Abrigos.

Para mostrar a atuação do Projeto Padrinho, a psicologa cita uma criança adotada aos 9 anos que, por meio da adoção internacional, foi morar na França. Hoje com 12 anos, ela vem passar as férias na casa do padrinho afetivo. “Uma criança que tem um padrinho nunca esquece”, finaliza.
Os responsáveis pelo projeto fazem a captação dos padrinhos e mantêm parcerias com empresas universidades e agências de publicidade, chamados padrinhos prestadores de serviços. Esses estabelecimentos auxiliam na divulgação do projeto, na doação de camisetas, na manutenção dos projetos voltados para crianças e adolescentes que vivem em entidades de acolhimentos.

Em 2007, o Projeto Padrinho foi premiado como melhor projeto na área de infância e juventude pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O projeto também tem como parceira a Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj).

A assistente social da Comarca de Três Lagoas, Elisângela Nascimento, comemora um dos principais benefícios que o projeto trouxe para a comunidade: “Foi muito bom quebrar o paradigma de que as crianças necessitam apenas de coisas materiais e mostrar que é muito importante elas receberem carinho e afeto”, ressaltou.


Os 11 anos de projeto são comemorados com alegria na Capital e no interior, pois é importante lembrar que o apadrinhamento é considerado uma via de mão dupla, em que ganham as crianças, por receberem carinho e afeto, e os padrinhos, por receberem todo esse amor de volta em forma de sorrisos e gratidão.

http://www.larebenezer.blogspot.com.br/

http://www.correiodoestado.com.br/noticias/projeto-padrinho-quer-ampliar-area-de-atuacao_115841/


Dani Garcia
http://recriandocomdani.blogspot.com.br/

VEJA MAIS POSTAGENS

16 comentários

  1. Eu apadrinhei aki no RJ. Foi um apadrinhamento afetivo. Eu levava a criança pra minha casa nos feriados e fim de semana. É incrivel o qnto a criança muda qndo recebe carinho e atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde vc consegui apadrinhar afetivamente,estou tentando e ñ consigo

      Excluir
    2. Procure pelo Quintal da casa da ana, eles fazem esse processo...

      Excluir
  2. Nossa...
    Que preojeto lindo...
    Super legal, e dou todo meu apoio..
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Projetos importantes e muito necessário. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Queli q barbarooooo....
    são pessoas como vc q fazem a diferença...
    bjaoo

    ResponderExcluir
  5. oi Rafa de uma procurada na sua cidade...
    tenho certeza q sera amor a primeira vista

    bjaooo

    ResponderExcluir
  6. Mamaezinha...se cada uma d nós puder apadrinhar uma criança.... esse mundo seria cheia d crianças felizes e amadas né amiga

    bjaoo

    ResponderExcluir
  7. Dani que coisa mais linda =)

    Eu já quis muito ser madrinha de uma criança de orfanato, mas na época não fui "aprovada" por ser nova demais! Logo em seguida engravidei e tudo (pouco) que tinha foi e ainda vai para Sophia, mas espero um dia poder ajudar!

    Parabéns por tudo o que você faz no Lar, é lição de vida =)

    Beijos, Má
    monmaternite.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani,
    Muito importante mesmo este projeto de apadrinhar as crianças, faz toda a diferença na vida delas, quero muito poder fazer algo assim em breve... e para quem como eu, no momento não tem como ajudar assim, a dica da campanha de agasalho é ótima!
    Ou seja, não há desculpas para não ajudar, né...
    Gostei muito do post, e parabéns pelo trabalho que você tem feito.
    beijos amiga!

    ResponderExcluir
  9. Adoro esse tipo de projeto.
    E vc nesses assuntos sociais tá d parabéns,amiga!
    Adoreeei o post.
    Ótimo exemplo,quando eu crescer quero ser igual a vc!

    ResponderExcluir
  10. Que projeto legal Dani!
    Parabéns pelo envolvimento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria mt de apadrinhar afetivamente,mas das vezes q tentei ñ consegui,alguem sabe como aq no RJ.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://tj-rj.jusbrasil.com.br/noticias/2306127/projeto-apadrinhar-do-tjrj-da-oportunidade-a-criancas-e-adolescentes-de-convivio

      Excluir
  12. Quero muito fazer parte desse projeto, há tantas crianças precisando de carinho. Acham que devo procurar o quintal da casa de Ana?

    ResponderExcluir
  13. Quero muito fazer parte desse projeto, há tantas crianças precisando de carinho. Acham que devo procurar o quintal da casa de Ana?

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!