Férias Mamãe Andréia

Férias: como montar uma programação educativa e saudável para os seus filhos

terça-feira, julho 16, 2013Mãe Vaidosa

Para especialista, os pais devem permitir com que os filhos experimentem o mundo em uma outra escola, a escola da vida!


Julho está aí e os filhos estão de férias. Você tem uma agenda programada e para cumprí-la como sempre, precisa organizar também uma agenda para as crianças. É aí que surgem as dúvidas: o que fazer para que eles aproveitem as férias? Quais limites impor? Veja as dicas da psicoterapeuta Triana Portal, que deu todas as orientações necessárias para que este período do ano não seja o seu segundo trabalho.

+ Monte um lanche saudável para a família durante uma viagem longa

Para Triana, a liberdade proporcionada pelas férias é muito bem-vinda, mas é importante que ela seja organizada. "Ao montar as atividades dos seus filhos, tente variá-las, priorizando aquelas realizadas ao ar livre", comenta. Aproveitar o tempo livre deles para fazer com que interajam mais com a família (passar mais tempo com avós, tios, primos), e estimular amizades fora do contexto escolar (com os vizinhos, por exemplo) são decisões saudáveis e promovem o aprendizado social, que não é teórico, só acontece na prática.

Aliás, mesmo estando no meio do ano letivo, a psicoterapueta diz que dar esse “respiro” da escola é importante. “Algumas enviam tarefas, ou livros para leitura. Não sou a favor disso. Se os pais se preocupam em enriquecer seus filhos em conteúdo, busquem atividades culturais como alternativa. A idéia é variar: visite um museu, parque, centro antigo da cidade. Quem pensa que criança não se interessa se engana, pois se forem bem conduzidas essas atividades estimulam e muito a curiosidade”.
Programação de Férias

Aproveite o tempo livro com eles

A atenção dos pais é sempre importante e, para as crianças pode ser mais interessante participar de uma atividade tida como adulta na companhia deles, do que ser deixada sozinha em uma brinquedoteca, por exemplo. Se você é uma mãe super ocupada e realmente não tem tempo hábil para ficar com seus filhos, aproveite para pedir ajuda a eles em uma tarefa doméstica, como ir ao mercado, e antes de dormir aproveite para ler um livro em conjunto.
“Os pais devem ter em mente sempre, que é a qualidade que importa e não a quantidade de tempo. Se os pais conseguirem dar 10 minutos de atenção exclusiva à criança, é mais saudável do que passar o dia inteiro junto, mas alheio a ela. Tempo de qualidade é olhar para a criança se comunicar com ela, conversar, ouvir, trocar, diferente de estar junto e falando ao telefone, assitindo televisão ou fixado nas redes sociais”, explica a psicoterapeuta

“Acredito que férias devem ser férias! As pessoas estão muito ansiosas por produção e esquecem que ócio também é necessário. As crianças atualmente têm agendas tão cheias que é cansativo só de falar. Assim, quando elas estão diante de tempo livre, podem ficar ansiosas pois não tem o hábito do exercício da criatividade, não sabem o que fazer com o tempo”, diz Triana. Ainda assim, a especialista esclarece que não se deve ocupar todo o tempo da criança com uma nova programação. “Deixe seu filho curtir as férias, acordar mais tarde, afrouxe as regras, o recesso por si só já altera a rotina”, recomenda.

Os dias de férias são importantes para os pais avaliarem a relação com os filhos, atentarem para suas reais necessidades, relaxar, desestressar, refletir. “A infância passa rápido. Estimule seu filho a experimentar o mundo, pessoas, rotinas, culturas diferentes, deixe-o curtir, isso fará dele uma criança feliz”, orienta Triana.
Fonte: DaquiDa
Esse foi meu recado de hoje.

Convido a todas a conhecerem meu Blog Mãe Vaidosa.
Andréia Sales


VEJA MAIS POSTAGENS

3 comentários

  1. Tenho tentando leva-los para ir ao clube, gastar energia correndo, pulando, no parquinho etc
    Mas ta frio e desanima sabe?
    Adorei as dicas.
    beijos
    Lele

    ResponderExcluir
  2. Excelente... só é um pouco mais complicado a parte das atividades ao ar livre com esse frio... mas aproveitei pra deixar eles passando tempo com os avós e tios! Aproveitamos uns dias de férias e viajamos para a casa da ´vovó, foi ótimo!!
    beijos

    www.aprendendoaermaehoje.com

    www.aprendendoasermaehoje.

    ResponderExcluir
  3. Aqui a Isabela só entra de férias na sexta, mas já entramos no ritmo e a família toda contribui um pouquinho. :) Camila Vaz

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!