Comportamento Mamãe Kellen

Sogras...por quê muitas noras não se dão com elas!

sexta-feira, outubro 18, 2013Trilhamarupiara



Olá amigas e leitores, a postagem não é nenhuma dica de filme! É sabido que muitas noras se dão muito bem com as sogras e muitas sogras são realmente excelentes sogras mas a discussão aqui será sobre a situação contrária! 

 Dia desses em uma destas reuniões de luluzinhas o assunto eram as sogras, desabafos, lamentos, elogios, duvidas... e histórias, muitas histórias! 

Partindo desta conversa fiquei pensando, afinal, por quê em maioria as noras não se dão bem com as sogras e vice verça? Ou se dão bem superficialmente, ou fingem se dar bem, toleram apenas para não se desentenderem com seus maridos etc..

O fato é que quando o assunto é sogra, a conversa rende, há quem ame, há quem odeie, há quem tolere, ou nem isso, rsrs 

Cada pessoa, aqui em especial cada mulher, tem seus motivos para não se darem bem com a sogra, algumas reclamam que a sogra interfere na educação dos filhos, neste caso netos, outras reclamam que a sogra é espaçosa está sempre pedindo dinheiro ao filho dependendo financeiramente dele, outras se queixam que a sogra se compara com a nora o tempo todo, sugerindo ser melhor que ela em tudo, há quem se queixe que a sogra ainda trata o filho como o "bebezinho" da mamãe, e há quem reclame que a sogra por ciumes do filho se coloca no meio do casal sempre que pode, e assim por diante...



Os motivos são muitos e variados, mas não podemos nos esquecer que as noras tbém tem suas dificuldades, havendo aquelas que vêem na sogra uma rival, travando sempre uma disputa pela atenção do marido, ou super valorizando situações que poderiam ser ignoradas!

Todas essas situações são delicadas e ficam pior se sogra e nora tiverem que morar juntas, ai sim é que o bicho pega, colocando o coitado do homem em uma situação muitas vezes não administrável, situações como esta podem levar o casamento ao abismo!



Independente de qual seja o problema, há aqui também uma outra questão, a questão cultural, de costumes, tradições, e comportamentos que cada família traz consigo, um padrão de educação que muitas vezes se choca com um outro padrão de comportamento e educação de quem está vindo de uma outra criação, de uma outra família, resultando em uma combinação de padrões que nem sempre dão certo, e a partir dai surgem os conflitos, muitas vezes as sogras idealizam a mulher perfeita "nos seus padrões de perfeição" para o seu filho e nem sempre ou quase nunca é esta nora que ela irá receber na família!

 bagagens distintas que são levadas para conviverem juntas muitas vezes podem incomodar ou de um lado ou de outro, e ai entro com um exemplo pessoal, quando eu conheci meu marido eu já era divorciada tinha 27 anos e uma filha de 4 anos, e cursava teatro na faculdade, ou seja eu já tinha vivido toda uma história, enquanto que meu marido tinha 21 anos começando a faculdade de engenharia, nunca tinha tido nenhuma namorada a não ser "ficantes" rsrs é claro que a minha figura incomodou minha sogra, ela sonhava com uma moça da mesma idade, solteira, que pudesse se casar na igreja já que ela é muito religiosa, e de preferência que cursasse medicina rsrsrs fazer o quê, os conflitos foram inevitáveis, embora cordiais!!! rsrs

Enfim, certamente há quem tenha a sorte de conviver e amar a sogra, há quem diga que a sogra é uma verdadeira mãe etc, que sorte e que benção! Deus conserve!

E Para finalizar esta reflexão, algumas dicas para conviver de forma mais transparente com a sogra!



** se você estiver no inicio de um relacionamento ainda conhecendo a sogra mostre quem você é logo no inicio, não crie um personagem para agrada-la pois depois do casamento você não conseguirá sustentar esse personagem, portanto seja sempre Autêntica!!!

** Analise sempre as perguntas da sogra, se elas forem render troca de farpas, ignore algumas perguntas, finja que não ouviu e saia do ambiente se possível kkk

** se você gosta de cozinhar e ela também, a troca de receitas pode ser um bom caminho para uma boa relação, caso ela seja do tipo que diz que seu modo de fazer é melhor que o seu esqueça esse caminho kkk

** Vez ou outra permita que seu marido vá até a casa dela, saia com ela, sozinho, elas precisam deste momento só com eles sem a nossa presença

** Se a convivência for muito difícil, não coloque seu marido no meio de um fogo cruzado, a situação tbém não é fácil para ele, tente uma conversa franca que exponha os conflitos de forma madura diretamente com ela, caso não dê resultados,  seja sincera com ele, e o faça entender que é melhor vc se afastar da sogra para evitar atritos,

** Lembre sempre que você é mãe, e tente sempre se colocar no lugar da sogra antes de acusações, analise se você não se comportaria da mesma forma se fosse com seu filho

**Cara de paisagem em muitas situações é o melhor remédio, ignorar colocações, ou conselhos, simplesmente não dizendo se seguirá ou não, e depois faça do seu modo! rsrs

** Se o intrometimento for um problema na educação dos seus filhos, tenha com ela também uma conversa franca, diga que compreende que ela quer o melhor p os netos, mas que você como mãe, também o quer, que ela criou os dela agora você está criando os seus!

** Tente conviver de forma mais harmoniosa possível lembrando da diferença de gerações em que se encontram, lembrando que não é fácil abrir mão de um filho, lembrando que cordialidade e educação cabem em todas as relações, e que muitas vezes as picuinhas não levam a lugar nenhum, valorize o que realmente é relevante, as pequenas coisas cara de paisagem p elas!

Enfim, não existe formula de boa convivência, cada um tem que encontrar a sua de acordo com a sogra que tem rsrsr e você se dá bem com sua sogra? Tem alguma dica??


Imagens retiradas do Google, se alguém detiver os direitos ou conhecer a autoria nos informe!






VEJA MAIS POSTAGENS

15 comentários

  1. Kellen, morei 2 anos em casa dos sogros, sem nenhum atrito. Minha sogra era um amor. Minha mãe é amada pelos genros e noras, como se mãe fosse, e eu sou uma sogra excelente, tenho certeza.
    Acho que há mais mito do que realidade nas relações nora/sogra.
    Acho que é questão de inteligência viver bem uma com a outra. Esforço de ambos os lados, uma só não adianta nada.
    Conheço, na verdade, bem mais casos de genros e sogras que se estranham.rs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que na sua família o cenário seja harmonioso Lucia! Bjoss @Lúcia Soares

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muito carinho pela minha sogra, mas a situação não é simples. Há de se ter cautela, pensar antes de falar, engolir alguns sapos e, algumas vezes, dar um chega-pra-lá e colocá-la no lugar.
    Mas, no geral, é uma boa relação, sim.
    Nós, mulheres, tendemos a ter personalidades mais fortes e poder de decisão. Daí, entramos em choque. Além de alguns filhos homens terem um relacionamento diferente com suas mães, a quem tentam proteger e blindar. Parece que têm medo de falar e magoar.
    Bom, não sei! Só sei que é nosso dever sermos felizes. Por isso, respirar fundo, contar até dez e tentar encontrar a harmonia é nosso dever!
    Beijos,
    Patricia
    http://confissoesdarecemcasada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o tema! Aqui dei muita sorte com minha sogra pq ela é um amor e se tornou uma grande amiga. Acho que existem muitos conflitos entre sogra e nora pq rola uma disputa desnecessária entre elas. Quando na verdade seria muito mais interessante e proveitoso cada uma fazer o seu papel e ceder o necessário para tornar a convivência mais harmoniosa. Existem sogras complicadas, mas existem noras complicadas também. Querem o marido só para si e esquecem que um dia serão sogras também. rsrsrs bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
  5. Assunto tenso kkk, a minha sogra e eu convivemos em harmonia, eu na minha casa e ela na casa dela kkk, brincadeiras a parte vou usar as palavras da Pati "Há de se ter cautela, pensar antes de falar, engolir alguns sapos e, algumas vezes, dar um chega-pra-lá e colocá-la no lugar. Mas, no geral, é uma boa relação, sim. ".

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Assunto muito bom minha sogra tem sido todos os meus problemas,nunca vi mulhezinha heim? Estou quase me separando pois ela ão me deixa em paz esta sempre se metendo e implicando ela esta acabando comigo e eu ja não aguento mais,louquinha eu pram voltar a morar com os meus pais pq com eles as brigas eram conversas aqui ela só berra quer bater grita faz escandalo e quer chamar a atenção,nem o filho dela aguenta ela,todos odeiam ela e eu ainda mais!

    ResponderExcluir
  7. Agora, eu sou a sogra! Costumo me relacionar bem com as noras. O segredo é comportar-se como visitante na casa dos filhos e não como dona da casa.
    Interessante que o problema que tenho é com um genro e não consigo descobrir por quê. Bom fim de semana, Kellen!

    Celina

    ResponderExcluir
  8. Realmente esse assunto rende, né?!?
    Olha, vou confessar uma coisa: ouvir a mãe da gente falar a vida inteira que sogra é metida, malvada, isso e aquilo, nos faz ter o pré conceito de que sogra é um ser ruim mesmo.
    E por anos pensei assim.
    Até que, finalmente, abri meu coração e no início mesmo do relacionamento (depois de muitas sogras... kkk) deixei a sogra entrar e participar da minha vida. E não é que deu certo!?!?
    Hoje somos muito parceiras. Ela me ajuda muito. Nos ajuda. Mas acho que, como você falou, as duas partes tem que se abrir. e dá certo.
    E é muito melhor viver em harmonia do que de briga o tempo todo.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  9. Oi minha amiga... adoro seus textos sempre muito bem escritos e sua forma de ver as coisas..
    Realmente essa questão de sogra é um assunto complicado né?
    Quando me casei aos 16 anos eu praticamente terminei de ser criada pela minha sogra rsrs
    Em relação ao meu relacionamento com o filho dela sempre foi tudo muito bom.. só comecei a não gostar quando tive minha primeira filha..
    E sempre tive muito carinho por ela, quando minha filha mais velha nasceu eu tinha 18 anos.. e por muitas vezes como éramos vizinhas, eu ficava muito chateada por ela querer passar por cima das minhas ordens na hora de educar a Ágatha.. quando minhas filhas eram pequenas sempre fui muito rígida, e ela sempre queria passar a mão na cabeça dela e isso me deixava com muita raiva..
    Lembro que teve uma época até que ela viu uma reportagem não sei onde dizendo que uma avó começou a amamentar uma neta e começou a ter leite de novo.. e sugeriu que deixasse ela tentar..
    Eu na hora fiz como você mencionou, cara de paisagem.. mas por dentro estava me remoendo.. era minha filha.. minhas vez de exercer meu papel de mãe, que ela já tinha exercido..
    Quando notei que a situação poderia ficar feia, conversei com meu ex marido e resolvemos nos mudar pra longe.. para que ela fosse apenas avó mesmo.... visitando nos finais de semana..
    Podendo mimar.. ser avó 100%.
    E foi isso que fizemos, assim consegui manter a relação saudável..
    Depois de 14 anos me separei.. mas meu convívio com minha ex-sogra é especial.. digo que ela é como uma mãe pra mim.. Mas sei que se tivéssemos continuado a viver pertinho talvez a relação teria desandado..

    Um beijo minha linda.. e uma tarde especial viu?

    ResponderExcluir
  10. Oi Amiga
    sogra ja faz um tempo que não vejo a minha, ainda bem kkkkk
    bjs amiga

    ResponderExcluir
  11. Imagina a nora judia e a sogra italiana?! Pois é...cautela, muuuita cautela e um bocado de paciência também!

    ResponderExcluir
  12. Oi Kellen! Minha sogra só me trouxe problema, coitada. Penso que toda relação requer respeito. Faltou respeito, faltou tudo. Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Graças a Deus eu dei sorte com as sogras!!
    Sim, tanto a primeira como a atual nos relacionamos muito bem.
    Mas ainda assim prefiro manter uma certa distancia e formalidade para que a relação permaneça boa.

    Carlah Ventura
    Blog Intensa Vida

    ResponderExcluir
  14. a minha eu só tolero mesmo
    sabe já vi que não da mesmo rs
    amei a postagem
    linda madrugada
    bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. minha sogra é super tranquila. Acho que o segredo está no respeito mútuo.
    Bjs
    http//soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!