leituras

Pais e Filhos Companheiros de Viagem

quarta-feira, março 05, 2014Chris Ferreira


Eu gosto de estar sempre lendo livros de autoajuda com a temática família e que abordem a questão da educação dos filhos. Mesmo que alguns livros tragam conceitos que já conhecemos é sempre bom reforçar, relembrar, refletir e ver o mesmo assunto escrito sobre outra ótica, com outros exemplos.

Mesmo quando estou sem tempo para a leitura eu gosto de selecionar um livro na estante, abrir em uma página e ler.

No momento estou relendo o livro "Pais e Filhos Companheiros de Viagem" de Roberto Shinyashiki que tem a proposta de mostrar que a convivência familiar pode e deve ser uma experiência gostosa.

Livro Pais e filhos companheiros de viagem

Quando estou lendo eu marco os trechos interessantes, aqueles que mais me chamaram a atenção naquee momento de vida. É bom para quando eu quiser retornar ao livro e rever apenas alguns pontos. Mas é interessante também quando, alguns anos depois, eu pego o mesmo livro e faço nova leitura. Muitas vezes as marcações são outras. Os pontos que me chamam a atenção são outros. Isso acontece porque eu sou outra, o meu momento é outro.

Destaquei aqui alguns trechos do livro que me chamaram a atenção.

Livro Pais e filhos companheiros de viagem

Neste eu penso muito em pais e mães que trabalham foram, mas eu preciso ficar atenta aos períodos em que estou em casa, pois o trabalho de casa também é um trabalho e demanda muito. E, muitas vezes, justamente por estar ali, teoricamente disponível, sentindo que já estou com as minhas filhas é que acabo deixando para dar aquela atenção especial depois. Por estar ali fisicamente não percebo que não estou emocionalmente com elas.

Livro Pais e filhos companheiros de viagem

É preciso organização para não se envolver nos afazeres domésticos de tal forma que fique presa no papel de dona de casa. Ser dona de casa é um trabalho! É preciso voltar para o papel de mãe, deixar a casa e retornar para o lar. E isso, às vezes, é bem complicado pois a casa e o lar se misturam, mas apesar de estarem fisicamente juntos são contextos diferentes.

Outra parte bem interessante é a que destaque abaixo. Precisamos estar envolvidos com os filhos não apenas para conhecê-los e entendê-los, mas também para nos mostrarmos para eles, para permitirmos que eles nos conheçam.




Fica aqui a dica da leitura e espero que os trechos destacados tenham despertado a algo.

E vocês têm a dica de algum livro que ajudou vocês no papel de pais e mães? Se tiverem compartilhem com a gente aqui nos comentários, tá?


 

Beijos carinhosos e muita diversão!
Chris Ferreira
                                                                     @kitaferreira


VEJA MAIS POSTAGENS

4 comentários

  1. Muito legal, Chris! Adoro suas dicas de leitura. bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
  2. Chris, bateu uma vontade de ler esse livro agora. Vou procurar pra saber onde tem. Quero ler!
    Adorei os trechos, ser pai e mãe realmente não pode ser obrigação
    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  3. oiii Chris, muito bacana o texto e os trechos do livro, sem duvida não podemos nunca esquecer nosso papel de mãe e a importância de reservar tempo a este papel, muitas vezes outros afazeres e objetivos nos tomam mesmo de nossos filhos, temos que nos policiar e nos desdobrar sempre! Bjossss

    ResponderExcluir
  4. Livro interessante einh?!
    Precisamos lembrar todos os dias, que não podemos deixar o trabalho nos cusumir inteiramente, que temos e devemos dar uma atenção especial aos nossos filhos, que eles precisam de nós :)
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!