ganhar ou perder

Conquistas e Derrotas

terça-feira, abril 08, 2014Cristina Chabes

Desde pequenos, convivemos com essas duas palavrinhas, mesmo ainda sem ter a dimensão exata do que elas significam e qual sua importância na formação da nossa personalidade.
 
  • Quando aprendemos a andar, nossos pais vibram de alegria, fazem uma festa, contam para todo mundo - é a nossa primeira conquista;
  • Quando brigamos com outras crianças na escolinha, por querer o mesmo brinquedo, ou quando e ao passar na frente de uma loja choramos por que queremos algo que nossos pais não podem nos dar - conhecemos tipos de derrota.
  • Já quando Papai Noel realiza nosso desejo, ainda que em 10 prestações, percebemos o sabor da conquista.
Situações assim vão se repetir inúmeras vezes em nossa vida, mas é muito importante saber ajudar nossos filhos a enfrentar cada um desses momentos, a fim de que ao crescer eles saibam lidar com os desafios sem traumas. Os pais podem estimular á persistência e a busca por melhores resultados, sem cobrar a vitória a qualquer preço.
 
Como professora converso sempre com os pais a respeito, pois a sala de aula é um ambiente maravilhoso para testar a habilidade de "ganhar e perder" sem a proteção familiar. A criança tem que aprender a resolver os conflitos  sozinha e ainda fortalecer seu EU interior. Vou dar um simples exemplo que aconteceu dias atrás.
  • Todos os dias, 10 minutos antes da saída, deixo os alunos a vontade, para conversar, ler um gibi, bater figurinha, brincar com massinha, etc., daí que 4 garotos (8/9 anos) estavam batendo figurinha quando um deles após ganhar duas vezes acabou perdendo seu monte. Imediatamente ele quis parar de jogar, chutou e empurrou o amigo que havia ganhado. Chamei a turminha e deixei que cada um explicasse o ocorrido, então disse que "Quando vocês começaram a jogar eu comentei que poderiam ganhar ou perder e que se não quisessem não deveriam entrar no jogo, então aceitaram as regras, agora peçam desculpas e voltem a brincar". Situações assim, parecem bobas, mas ajudam a criança a amadurecer. 
Estamos agora diante de um jovem de 20 anos disputando vaga para um excelente trabalho no mercado financeiro e o outro candidato é contratado. Se ambos aprenderam que ganhar ou perder é apenas parte do jogo, aquele que não conseguiu a vaga ira repensar a situação e batalhar um outro emprego.
 
A alegria de ganhar é maravilhosa, mas no momento da derrota o choro da criança faz parte do aprendizado e devemos ter paciência, não recriminando, mas aproveitando o momento para ajuda-la a refletir sobre essas situações. Jamais apoie seu filho quando ele fez algo errado, apenas por dó de vê-lo chorar, pois com certeza ele irá sofrer muito mais no futuro, diante das dificuldades da vida, afinal o mundo não gira em torno dele.
 
Abraços
Cris Chabes
 
 
 

VEJA MAIS POSTAGENS

2 comentários

  1. Muito legal esse post...hoje um dos grandes problemas é a baixa resistência a frustração. Com os nãos e perdas que ocorrem na nossa infância (mesmos as simples, como perder em um jogo) vamos criando repertórios para lidarmos com os diversos nãos do mundo adulto...
    Letícia
    www.leticiapsicologa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso post, Cris! Essa noção de perder e ganhar deve ser mesmo ensinada com paciência e cuidado, pois fazem parte da vida e do aprendizado de todo ser humano. bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!